O mais recente boletim sobre o estado de saúde do Papa Francisco, divulgado na tarde deste domingo (23), traz uma atualização sobre o seu quadro clínico. De acordo com o comunicado, o pontífice não apresentou novas crises respiratórias desde a noite anterior, mas os médicos ainda monitoram sinais de insuficiência renal leve, que permanece sob controle.
Pela manhã, o Vaticano havia informado que o papa teve uma “noite tranquila” e descansou. No entanto, o boletim médico atualizado afirma que as condições de Francisco continuam críticas. A nota médica destaca que ele recebeu duas unidades de concentrado de hemácias, o que resultou em um aumento nos níveis de hemoglobina, essencial para o transporte de oxigênio no sangue.
Além disso, o Papa Francisco está sendo assistido com oxigênio por meio de cânulas nasais, e segue “alerta e bem orientado”, segundo a equipe médica. No entanto, os médicos permanecem cautelosos, mantendo um “prognóstico reservado” devido à complexidade do quadro clínico e à necessidade de tempo para que as terapias medicamentosas mostrem resultados.
Durante a manhã, Francisco celebrou a Santa Missa em seu apartamento no 10º andar do hospital Gemelli, em Roma, acompanhado de sua equipe médica.
O Vaticano e a equipe médica seguem acompanhando de perto a recuperação do Papa Francisco e pedem orações pela sua saúde.