29 de março de 2024

Negacionismo e inverdades na era da des-informação: um vírus que mata todos os dias (Evelyn Ferreira)

Por

Redação (pa4.com.br)

 

Nesse novo cenário, vimos de forma nítida que pessoas vacinadas, apesar de contraírem covid-19, têm sintomas leves e conseguem sobreviver. Os que se negaram tomar as doses da vacina infelizmente não compartilham do mesmo destino, na maioria dos casos.

Por Evelyn Ferreira Santana Silva*

Ainda estamos em luta, não acabou e precisamos estar cientes dessa informação. Esse é meu primeiro ponto. A luta tomou proporções maiores do que prevíamos ou do que imaginamos. “Contra fatos não há argumentos” é o que dizem e também o que parece ser o mais correto dentro da percepção e lógica humana. Observando os dias atuais, percebo que a função social da escrita e da comunicação perpassou os limites da informação pela informação. Hoje, se manifesta enquanto instrumento em prol da vida e do bem coletivo.

Evelyn Ferreira Santana Silva (Arquivo pessoal)

Ocorre que nem todos os que movimentam seus dedos e cérebros sobre teclas estão comprometidos com ética e verdade. Já escrevi palavras de pesar em virtude de inúmeras vidas perdidas durante esta pandemia. Concentro meu foco em termos de análise no contexto brasileiro, pois é deste território que escrevo e vivencio minhas experiências enquanto quem observa, escreve e também luta.

Costumo apresentar dados e estáticas nos textos socializo. Tendo em vista que conseguimos entender melhor a dimensão dos fatos diante de números e pesquisas. Entretanto, refletindo sobre os novos desdobramentos de nossa realidade é de meu interesse salientar a coexistência de um vírus imaterial que incidiu e se multiplica de maneira avassaladora em nosso cotidiano. Esse vírus contamina nossa percepção de mundo e tem como um dos principais sintomas: paralisia do senso crítico.

O período vigente pode ser considerado como sendo um dos mais ricos em se tratando de acesso a informações. É raro ver alguém que não leia matérias, posts, ou assista vídeos. Ou seja, quase todos conseguem acessar algum tipo de meio informativo. Apesar disso, esse é também um dos períodos de maior propagação de inverdades e das famigeradas fake news. Logo, nem tudo que lemos ou consumimos pode ser interpretado como reflexo da verdade. E é nesse terreno livre e oportuno para os que se esforçam em desinformar que os que negam a verdade disseminam suas teorias e influenciam milhares de pessoas. O resultado disso? retrocesso.

Iniciamos nossa trajetória lutando contra a pandemia munidos de coragem e buscando informações. Torcermos e choramos quando o esforço de cientistas e pesquisadores se materializou através da vacina. Vislumbramos esperança e honramos todos os que não tiveram oportunidade. Mas por que estamos assistindo pessoas perderem suas vidas? Por que os leitos de UTI estão recebendo novos casos todos os dias? A respostas advém do vírus citado acima: negacionismo.

Nesse novo cenário, vimos de forma nítida que pessoas vacinadas, apesar de contraírem covid-19, têm sintomas leves e conseguem sobreviver. Os que se negaram tomar as doses da vacina infelizmente não compartilham do mesmo destino, na maioria dos casos. Alguns são vítimas do vírus da mentira, os outros são os próprios disseminadores que infelizmente foram tragados duplamente. Estamos em luta! E nesse contexto, inverdades são doenças tão letais quanto as demais.

 

Evelyn Ferreira Santana Silva*, nasceu em Paulo Afonso- BA, cresceu em Maceió- AL. Tem 29 anos é graduada em serviço social- UFAL, pesquisadora no âmbito de políticas públicas, assessora acadêmica, feminista, militante e compositora.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. Eduardo Calado says:

    Ótimo texto. Excelente proposta de reflexão. É uma pena que muitos estão cegos e surdos… como já cantou o rei Roberto. Somos os verdadeiros soldados de Gedeão. Somos poucos, mas somos os que têm fé e conhece a verdade!

  2. Roberto says:

    Um pergunta: por que os casos estão explodindo e as UTI`s lotando quando mais de 400 milhões de doses da vacina foram aplicadas nos brasileiros? será mesmo “negacionismo” à vacina?

  3. cris matos says:

    quem quiser tomar tome. mas quem não quiser não tome. Cigarro mata, bebidas alcoólicas também, fuma e bebe quem quer. E NÃO VENHA COM MIMIMI DE FALAR QUE É QUESTÃO DE SAÚDE HUMANITÁRIA

  4. paulo says:

    Deixa de frescura.Quer obrigar as pessoas a tomar esse veneno.A ditadura da vachina.Não respeitam a constituição que vergonha. Segundo a Lei maior ninguém pode ser obrigado a tomar esse sem querer. Os hospitais estão lotados de vacinados.Acabou a farsa ninguem acredita mais conte outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!