17 de dezembro de 2025

Motofaixa em Paulo Afonso (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação (pa4.com.br)

 

Imagem ilustrativa/Internet

 

Francisco Nery Júnior

A ideia é recorrente em São Paulo. Trata-se de uma faixa exclusiva para motocicletas, marcada por linhas pontilhadas em azul, nas ruas da cidade. Segundo o Secretário de Transportes Ricardo Teixeira, a ideia foi aplicada na Malásia com sucesso, reduzindo substancialmente o número de acidentes.

No ano de 2012, foi feita uma experiência com uma faixa marcada ao longo do meio fio. Desta vez, ela fica situada entre duas faixas para carros. O fluxo melhorou e os acidentes e atritos diminuíram.

A nossa percepção, ao assistirmos a uma tomada de vídeo, é que os motociclistas se deslocam com mais segurança confiantes que não serão abalroados pelos veículos de quatro ou mais rodas.

Controvérsias surgiram,. porém. Alguns chamam a atenção para o perigo do incentivo à velocidade. Outros argumentam a impossibilidade da ultrapassagem de uma moto [por outra] dentro da faixa e a impossibilidade de uma conversão para a direita ou para a esquerda.

Com a crise persistente dos combustíveis – que promete ser longa – com preços cada vez mais altos, aumenta o número de aquisição de motocicletas em todo o país.

A ideia das faixas exclusivas está sendo testada na capital paulista e ajustes estão sendo estudados. Poderíamos fazer o mesmo e testar a viabilidade das faixas em locais como a Apolônio Sales ou no trecho da BA-210 que corta o Tancredo Neves se estendendo até a cidade de Glória.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. Jotinha says:

    Nobre Professor nery, respeito sua opinião e sugestão. Mas, em relação aos Mototaxistas em Paulo Afonso os problemas são outros. Existem muitos mototaxistas sem habilitação, motocicletas com documentação atrasada, motocicletas sem a devida manutenção, falta de fiscalização do Estado (CIRETRAN e POLÍCIA MILITAR), falta de fiscalização do município (DEMUTRAN e GTRAN). Portanto, a questão é meramente política. Está claro que ninguém está interessado em resolver esse problema. E não será uma via exclusiva para mototaxi que resolverá todos esses problemas, pois trânsito viraria um inferno com essas vias estreitas e lotadas de veículos. Para solucionar essa problemática, temos A LEI FEDERAL Nº 12.009, DE 29 DE JULHO DE 2009. Que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, “mototaxista”, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua”. Está Lei está em vigor e NUNCA foi cumprida. A aplicação dessa Lei resolve bem toda essa situação. BASTA CUMPRI-LA, e que estive irregular, que busque se regularizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!