
A mãe de uma garotinha de dez anos, que estuda no Colégio João Bosco, no 4º ano, neste período de renovação das matrículas, foi surpreendida com a negação da vaga para a sua filha.
Moradora do BTN I, segundo nos afirmou, na condição de anonimato, sua filha estuda nas escolas do centro desde que era bebê:
“Eu saio de casa às 7 horas para trabalhar e trago minha filha que, no período matutino fica com a cuidadora dela, à tarde vai para a escola, e é assim desde que ela era bebê, pois estudou nas creches aqui do centro”, explicou.
Ainda de acordo com a mãe, a rejeição por parte do Colégio João Bosco está traumatizando as crianças que gostam da escola. “Eu estou indignada, minha filha chora dia e noite, diz que não quer estudar aqui no bairro, e eu acho um absurdo que uma aluna como ela, com boas notas não possa estudar na escola que ela gosta.”
Outros pais também procuraram a redação do PA4 com o mesmo problema. Tentamos um contato com a escola, mas não fomos atendidos.
Segundo informações da mãe da garotinha do BTN I, o secretário de educação, Prof. Silva fará uma reunião com os pais, na próxima segunda (04/12) para ver como vai ficar a situação.
“Disseram que o colégio é para os alunos do centro, eu até entendo isso para as novas vagas, mas daí, tirar os alunos que já estudam é um absurdo!”






Gente, isso é um absurdo, pagamos os impostos para quê?
Deixa a menina estudar, vai expulsar os alunos da casa, isso não existe.
Você paga qual imposto para esse direito?
Por favor me explique
Ela falou IMPOSTOS e esse tipo de contribuição é genérico e cobrado de diversas formas, IPTU, IPVA, ICMS, etc, que mesmo q não seja diretamente relacionado ao pagamento de uma atividade prestada pela administração pública, que nesse caso seria uma TAXA, porém o que interessa é que como pagadora e mantenedora do poder público assim como vc, q dona Maria está coberta de razão em cobrar, pois os impostos são sim financiadores de toda máquina estatal, e um dos serviços devidos é a educação. Deixa de ser puxa sacos.
👏👏👏
Arrasou!
Querida,
Todos os impostos pagos devem garantir nossos direitos, por conseguinte, o acesso a educação. Trocar uma criança de escola, que já está aculturada, que conviveu toda a sua vida acadêmica, é no mínimo grotesco. Sobre novas admissões, acredito ser a postura correta, mas para os alunod que ja frequentam a escola, conto com o bom senso do Secretário de Educação para que esse mal entendido seja desfeito!
minha filha já estuda a mais de 5 anos naquele escola agora simplesmente expulsar porque foi como entendir, tivermos reunião o mês passado com os professores ninguém comentou nada a respeito constangiu nossos filhos mandando recados por ele que não iriam mas estudar lá. Guando cheguei na sexta-feira feira passada pra pegar minha filha ela estava chorando junto com as colegas porque avisaram pra ela que ia mas estudar lá . eu fiquei arrasada com tudo isso.
Fale com a mulher do vereador que trabalha lá, ele pedi e ela coloca rapidinho!
Não só a mulher… A sobrinha também trabalha lá… e o sobrinho estuda lá…
Tem q tirar esse secretário, desde que ele entrou q tem essa mesma conversa todo ano!
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206 O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
O princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola também foi repetido no art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente e no art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96):
Art. 53 A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo e exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Gostei “doutor”
Onde o município está proibindo o aluno de estudar?, o município está oferecendo outra escola
Porque vc não coloca seu filho nessa outra escola? No início das matrículas me informaram que só iam pegar alunos do centro,pois meu filho morava em outro bairro ou seja prainha se que mandaram ele para o reunidas paulista u casa da criança,ue esses também não são do centro? Há entendi só pode estudar no João Bosco parentes de políticos, de funcionários da escola e de puxa saco igual vc
Puxa sacos o município realmente não está proibindo de estudar, mais está criando obstáculos a permanência dos alunos com base em critérios ínfimos, ou seja, tratando as crianças de forma desigual, pois o simples fato de uma morar em uma localidade não forma adequada para se aferir quem tem direito ou não de estudar em determinado lugar, não é a escola que está custeando o transporte dos alunos, portanto não tem justificativa para esse tipo de discriminação, o ministério público com certeza deverá ser acionado pelos país para terem os direitos das crianças preservados.
Leurânia, tu deves trabalhar no João Bosco… Por isso entendo a sua “”defesa””…
Qual a parte que você não entendeu???
I – igualdade de condições para o acesso e “”PERMANÊNCIA”” na escola;
Não só existe o João Bosco na cidade, no Bairro onde ela mora existem outras escolas municipais
NÃO ESTAMOS FALANDO DO BRASIL E SIM DE PAULO AFONSO QUE ESTA ACIMA DA LEI!!!!!!!!!!!
Concordo plenamente…
Sacanagem isso, se pagamos impostos dentro de uma cidade temos direito de estudar em qualquer orgão publico, agora as escolas estão querendo seguir o padrão dos centro de saude SUS para atender pessoas somente daquele bairro. ME POUPE, DEVERIA PAGAR MAS NENHUM IMPOSTO A PREFEITURA.
E verdade
Boa noite!
Qual é o imposto que pagamos a prefeitura?
Por favor me explique vou colocar na justica
De onde vem o dinheiro da “prefeitura” (municipio)? Paulo Afonso por acaso declarou independência do Brasil? Pare de falar algo que vc não entende. Tá passando vergonha.
É um absurdo fazer isso com as crianças, já acostumadas com a rotina dessa escola.
E verdade
Isso é a realidade BRASILEIRA!
Essa é a realidade BRASILEIRA!
Uma realidade muito triste, quando matriculei meu filho , morávamos no centro três ruas depois da escola, por motivos maiores ouvi a necessidade de mudar de rua , ate mesmo de bairro , meu filho não tem ruim , não falta, não é um aluno ruim,sempre presente em todas as atividades da escola, e ouvir ele dizer vou ter que sair da escola que sempre quis estuda, não da nem vontade de ir mas ; isso é revoltante pra uma mãe!
Pois é eu moro no moxoto minha filha estudou no creche e asse ano na escolha João Bosco mais agora não pode mais eu estou arrasada com essas atitude não temos o direito de bota nossos filho na escola que escolhemos pois é decepção com nossos órgão público
Um absurdo essa decisão da escola e a diretoria fala que é ordem da prefeitura ia o que vamos fazer
Pelo pouco conhecimento do assunto que tenho, sei que todo aluno da rede particular, sempre estadual ou municipal, deve estudar na escola mais próxima do seu local de residência, isto, para facilitar para os pais, que precisam acompanhar seus filhos até a escola onde estuda. Isto também evita que o aluno tenha que pagar transporte ou ter que ser transportado pelo veículos municipais, o que acredito ser o correto. Respeito a opinião dos outro, mas esta é minha opinião.
Boa noite, leurania mora em um país que tudo que compra é cobrado um imposto altíssimo, desde um kg de feijão até um eletrodoméstico e me faz uma pergunta dessa??? Todos pagam imposto,
Leurania vou até procurar vc no face, que comentário infeliz,
Sabe quando vai parar com essa palhaçada?
Quando o povo parar de ser besta e ficar só reclamando em rede social,vamos deixar de ser Pacífico,é isso que esses governantes querem ,pessoas se humilhando ,vamos começar descer o cacete,quebra quebra porrada mesmo,só assim eles vão entender que são nossos empregados e não nosso dono, meu filho tá lá se eu não conseguir renovar vai dá merda pode ter certeza
O meu filho também esta passado pela mesma coisa meu moro no bairro centenário mais trabalho no centro e nunca ele faltou um dia se quer e nem eu faltei de nenhuma reunião tem ele tem boas notas e nunca deu trabalho e agora vem o secretário com á direçao do colégio dizer que o nossos filhos é um jogo que ponde ser jogado para onde eles quiserem o que é isdo agora antes agente pondia escolher qual o colégio era melhor para nossa educaçao dá qui uns dias eles vão querer escolher qual a faculdade e o curso que eles vão fazer também.Hoje eu participei de uma reuniao com o secretário mais do ponto de vista dele eles estão certo e nós que so quer um bom ensino e colégio para os nossos filhos estamos erradas.
vamos reunir os pais e lutar pelos direitos do nosso filhos ate entenderia se fosse caso de se matricular mas as criancas ja estao la agora querem botar pra fora ( essa leorania merece o q) vamos pra radio vamos para secretaria de educacao vamos defensoria pulblica
Não conseguimos vaga na escola pq eles alega isso! E já falaram em minha cara que procurasse escolas do próprio bairro! fiquei indignada.
Estão pensando em tudo menos, na criança será que vocês não consegui ver que essa criança já criou um vínculo com a escola! A escola é a nossa segunda casa, assim foi como eu sprendir. Essa criança pode ficar com trauma e não querer estudar em outra escola. Porque elas se apegam aos gestores, sós coleguinhas, depois de ter criado esse vínculo. A criança e surpreendida com a não renovação da matrícula, justificando porque não mora no centro! Se não fosse pra pegar crianças dos bairros, não tivesse nem matriculado…
Falo isso pq minha filha estudou do 1 ano até o 9 ano. Já pensou no meio da trajetória ser surpreendido pela a não renovação da matrícula!!! INADMISSÍVEL!!!
Pq vão segregar os alunos dos centros com os dos outros bairros? Para fornecer uma situação igualitária deve-se reformar todas as escolas de Paulo Afonso, pois uma escola estruturada como o João Bosco com certeza garante uma melhor educação para as crianças. Então só as dos centro terão isso?
Sejam bem vindos a cidade mais mau governada do Brasil. Está na lei que a educação deve ser oferecida em escolas próximas das residências, mas em momento algum diz que quem não mora perto tem que ser expulso das escolas mais distante. Isso é imoral, falta de respeito. Cabe a promotoria entrar em ação porque está trazendo prejuízo as familias e ao psicológico das crianças. Isso retrata a ineficiência em cumprir o que rege a lei. O que me admira é o digníssimo prefeito senhor Flávio estar ciente e compactuar sendo um homem sabedor da lei. Uma salva de palmas pra os sábios da prefeitura. Já não basta a qualidade da merenda ( um absurdo). Desabafo de um cidadão que não aguenta mais esses absurdos.
Leurânia cala a tua boca q tu ta toda errada! O cidadão tem direito de escolher onde vai estudar sim, não vamos nos conformar com um serviço de educação ruim e excludente, que é um direito pago com impostos. Só profissionais mto mediocres como vc, podem ver sentido nessa atitude q em nada educa e é puro constrangimento!
Maes quer se sentir rejeitada procure o coselho titular pois fizeram comigo a mesma coisa,eu nao sabia dos meus direitos.Tres diretoras de escola muniipal fez isso comigo mas cansada de tantas perseguicao com meu filho procurei o conselho tutelar.Fique bem caro quer nenhuam diretora pode megar a vagar dos alunos.Se o conselho tutelar nao resolver procure a justica processe a diretora e o municipio…
Qundo a escola era toda veinha não era tão procurada assim.
Agora que reformou todos querem estudar lá.
Meus filhos estudam lá desde pequeno. Desde do tempo da creche.
Tem muitas mães que trabalham aqui no centro e precisa que os filhos estudem aqui tb.
Ouvir do próprio secretário q “a regra do jogo é essa!” foi, no mínimo, ofensivo. Comparar a situação da educação dos nossos filhos com jogo foi grosseiro e de péssimo tom!
É um absurdo fazer isso com as crianças, já acostumadas com a rotina dessa escola ela e uma excelente aluna
Gostei da resposta.essa tau leurania deve ser baba ovo kkkk
Secretário, que injustiça é esta, querer separar as crianças da escola, depois de tanto tempo de permanência! Isto é um impacto muito grande para as crianças. Como que elas vão saber lhe dar com esta situação quando souberem que vão perder o laço de amizade que criaram com os colegas, com os professores e até mesmo com a escola. Isso mexe muito com o psicológico delas, podendo até causar efeitos de depressão. Até entendo que Sr está querendo organizar. Talvez esta medida poderia ser adotada para as crianças que vão fazer a matrícula pela primeira vez. Mas para as crianças veteranas, que já estudam na escola isso é inaceitável. Então secretário peço que por favor reavaliem esta situação. Vamos fazer as crianças ficarem felizes. Sorria! Tenho certeza que o Sr vai entender a situação das crianças assim como também a das mães. Que Deus abençoe a todos!
Esse povo de Paulo Afonso é complicado. Discutir com analfabetos funcionais e gente ignorante é pior ainda. Tudo nessa cidadezinha tem que virar assunto político! Pelo que entendi, as crianças e adolescentes que moram noutros bairros querem estudar no João Bosco, só porque ele é bonito?
Ponto um: Os professores da Rede Municipal tem mesma formação e acesso a mesmo material… além da infraestrutura não tem diferença no ensino, e isso depende do aluno.
Ponto dois: Se não tiver vaga para as crianças e adolescentes nas escolas do Centro, porque tem crianças de outros bairros ocupando tais vagas, essa que reside no Centro vai ter que ir estudar no BTN?
Ponto três: Existe o limite máximo de alunos por turma. E há vagas em toda rede
Ponto quatro: O que diz a Lei sobre a decisão da Secretaria de Educação, que está apenas cumprindo a Lei e está correta:
ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
…
V – acesso à escola pública e gratuita PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental MAIS PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.
Ou seja, é a Lei. Existe um cadastro nacional de alunos e é constantemente auditado pelo MEC que questiona alunos matriculados fora dos seus territórios. Isso é básico! Tem custo de transporte a mais, risco de acidentes. cansaço pelo deslocamento do aluno que precisa sair mais cedo de casa e fica com sono nas aulas… É lei, não se discute! Não concorda? Entra na justiça e vai cuidar do seu filho ou filha onde estiver! Ponto final!
Estudo na escola há 9 anos e estou indignada com isso, quer dizer que crianças de outros bairros não podem entrar na escola por que ? Que até então tem muitos de bairros que se comportam mas que os do centro como já no início teve baldes de lixo quebrados, portas quebradas, ar-condicionado com defeito, portas do banheiro riscada e cheia de beijos, beijos na parede do banheiro, tampa de vaso arrancada, e outra isso mesmo quem fez foi os que moram no centro, não vejo diferença nenhuma até porque é uma escola pública que todo mundo pode estudar, mulher de vereador trabalha, sobrinha de vereador trabalha, sobrinho estuda, prima de quem anda com o prefeito trabalha, até quando isso ? Pelo o Amor de Deus né? Vocês tem o direito de botar os filhos de vocês na escola que quiserem, João Bosco depois que foi reformado está pior do que escola particular me polpe !
ABRA AS PORTAS DO COLÉGIO PARA ESSA CRIANÇA. ELA QUER UM FUTURO!
Gente ,isso é facil de resolver , se estao usando de ma fé , simplemente é so conseguir um comprovante de residencia do centro e informar que se mudou , devido a necesidade da crianca permanecer no tal colegio.