Operação integrada entre PF e PM resulta na apreensão de 21 toneladas da droga.
Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar do estado da Bahia resultou na descoberta de uma mega plantação de maconha em Abaré, cidade localizada a 167 km de Paulo Afonso. Ontem, sexta-feira (12), cerca de 70 mil pés da erva foram encontrados, em uma operação que contou com a atuação de peritos da PF.
Os números impressionam: a plantação, se não fosse interrompida, poderia produzir até 21 toneladas da droga. A descoberta foi feita durante uma ação cuidadosamente planejada pelas autoridades, que se empenharam em desmantelar a operação ilegal.
Segundo informações do capitão Érico de Carvalho, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, os agentes localizaram a plantação nas proximidades do Riacho Chamegó, próximo à entrada da Icozeira, zona rural que delimita os municípios de Abaré e Chorrochó.
A área destinada ao cultivo da maconha surpreendeu até mesmo as autoridades, abrangendo 15 mil metros quadrados e contando com um sofisticado sistema de irrigação. Após a apreensão, a droga foi prontamente incinerada, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) está conduzindo as investigações para identificar os responsáveis pela plantação ilegal. Uma amostra da droga foi colhida e encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro, para análise e prosseguimento das investigações.