
A médica de 28 anos, encontrada morta dentro de casa, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, foi eletrocutada enquanto usava secador de cabelo. Ela foi encontrada após se atrasar para o plantão.
A suspeita é de que a médica Ana Paula Almeida Souza tenha morrido enquanto se arrumava para ir ao trabalho. Em nota, a polícia informou que ela sofreu uma descarga elétrica. O corpo da médica foi encontrado com o secador ao lado.
Por causa da demora de chegar no trabalho, colegas tentaram contato com ela e não conseguiram. O grupo então buscou a família da médica e a Polícia Militar. Eles conseguiram localizar o proprietário do imóvel em que Ana Paula morava, sozinha.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e fez a perícia no local. Ana Paula é filha do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo Antônio de Jesus, Valdemir de Souza. Não há detalhes sobre o sepultamento dela.

Gambiarra é a causa mais comum de choques em casa
Tomadas mal instaladas, cheias de benjamins e gambiarras e má distribuição de carga são algumas das causas de choques domésticos. Segundo o Anuário de 2019 da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), os eventos com choque elétrico lideram o ranking de acidentes de origem elétrica no país, seguidos pelos incêndios por sobrecarga.
Segundo o clínico geral Arnaldo Lichtenstein, muita gente toma choque elétrico, tanto dentro de casa quanto fora de casa. “Dentro de casa, a maior causa de choque elétrico é a gambiarra. Eletricidade é com o eletricista. Não tente improviso em casa”.
Dependendo de onde estiver, a pessoa pode levar um choque de 110 volts a 138 mil volts e, em cada caso, a gravidade é maior ou menor. Por exemplo, um choque leve em uma tomada pode fazer apenas o braço adormecer; já um choque médio, em uma cerca elétrica, pode fazer a pessoa ter uma arritmia, parar de respirar ou desmaiar; em um caso grave, como um choque por um raio, pode levar à morte.
“Toda contração muscular vem pela descarga elétrica do corpo. Quando você tem essa corrente elétrica muito maior no corpo, começa a contrair músculo e alterar essa contração. Entre os músculos que mais sofrem estão o coração e o músculo da respiração (diafragma). A pessoa pode ter uma arritmia, uma parada cardíaca e uma parada respiratória. Tudo depende da intensidade do choque”.
Caso alguém leve um choque, a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa. Para ajudar, é importante colocar identificações com etiquetas no quadro de luz. Veja as orientações:
- Desligue a fonte de energia
- Chame ajuda e ligue para o Samu no 192
- Deite a pessoa
- Cheque a respiração
- Cheque o pulso no pescoço
- Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca






Acidente doméstico sempre estão acontecendo, as pessoas têm que entender o perigo da eletricidade, sempre estejam calçados, não manuseiem equipamentos elétricos com as mãos molhadas, e ambientes onde tem água, com eletricidade a segurança e atenção tem que ser permanente, pois um simples evento pode ser fatal.