
Devido ao constante problema do surgimento de novas baronesas, as plantas aquáticas que vêm de outros estados e tem ponto final no lago PA IV, a Prefeitura de Paulo Afonso está buscando alternativas para a limpeza dos espaços públicos da cidade.
Desde o surgimento do problema, em 2018, a gestão não mede esforços para retirar as plantas da margem do rio. Foram realizadas várias ações, através das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, retirando cerca de 30 mil toneladas, somente do Balneário Prainha.
Na última semana, o prefeito Luiz de Deus realizou visita técnica a uma empresa que produz equipamentos de limpeza dos lagos, verificando a possibilidade de produção de uma máquina para capturar e triturar a planta. “Dentro do que é possível à Prefeitura de Paulo Afonso, estamos trabalhando para a retirada das baronesas, mas o problema envolve muitas outras questões, como a poluição do rio, que vem da maioria das cidades ribeirinhas, causando esse grande transtorno”, ressaltou o prefeito Luiz de Deus.
Nesta sexta-feira (29), uma audiência pública vai ser realizada no auditório do Memorial da Chesf e visa discutir planos e ações com os órgãos envolvidos para que juntos, possam resolver o problema das plantas aquáticas na região.
De acordo com especialistas e ambientalistas, as baronesas são indicativos de poluição e se proliferam ao sinal da poluição proveniente do despejo de esgoto nos rios.
As baronesas estão cada vez mais avançando no rio São Francisco, principalmente nas áreas da região do Vale do São Francisco. Na orla de Petrolina/PE, cidade da região do Vale do São Francisco, no sertão pernambucano, as margens já estão cercadas por essas plantas.






Ainda tá nos planos? Nossa já era pra tá trabalhando aí, triturando as baronesas
Existe a tal máquina, tritura mesmo, o que será feito com a matéria triturada, quanto custa, quando será adquirida, quem teve a ideia, onde já existe uma, ela funciona onde existe, valeu a pena comprá-la, como funciona, é alimentada a diesel, está montada em um barco, faz zoada, existe perigo para o operador, onde é fabricada…………? Ufa, e piririm e poronrom!
Deixa de ser…, id iota do cara lho. É por gente como vc que a cidade não avança na solução, vc é o tipo que vê o copo sempre “meio” vazio…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda.o dinheiro que já foi gasto. Já era pra estar aqui essa máquina…p.a das ilusões.
Bora agir senhor prefeito…
Vale ressaltar os esforços da Peixe SF na organização dessa audiência pública e todos seus esforços em Brasília para tratar desse problema das baronesas e na forma de tratamento de esgotos
Eita.. notícia boa. Espero que saia, porque da pena de ver a equipe morrendo de trabalhar e todo dia essas plantas invadindo denovo
Solução SIMPLES… N SEI SE É COM A PREFEITURA OU EMBASA, TRATAMENTO DO ESGOTO….
Tá parecendo filme de desenho animado! ataque as baronesas…Enquanto não se fizer um trabalho de conscientização para que os porcos não poluam os rios, nunca isto irá acabar. Vão morrer tirando baronesas…
Por quê não aproveita para construir uns quiosques igual ou melhores do que o da cidade de Gloria ? ( prainha)
Já que não tem movimento de clientes para os donos dos bares e restaurantes na prainha , construiria melhores ambientes de lazer.
Não vamos perder tempo com quem não sabe que o texto jornalístico tem que INFORMAR… Isto se aprende na primeira aula de qualquer curso de jornalismo e seria evitado se houvesse concurso público. Coitado! Mas não vamos perder tempo.