
Gidiane Cordeiro Barros, 30 anos, mora na Barroca, em Paulo Afonso e é mãe de dois meninos, um de oito anos e o mais novo de 3 aninhos. O mais velho já teve câncer, e o mais novo está com a cabeça crescida (microcefalia) há seis meses mãe e filho vão à Salvador para tratamento.
Na manhã desta segunda-feira 23, Gidiane participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso e, em alguns momentos, quando suscitada a discussão sobre as condições para quem faz o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a mãe não se continha.
Guiarone Garibalde (presidente do CMS – convidado) e Mário Galinho (SD) conversavam sobre os problemas enfrentados pelos pacientes e Gidiane quis desabafar. Pois, no município cujo orçamento despeja quase R$ 1 milhão por dia e mais: com mais de 100 médicos na rede pública, segundo a mãe, não tem psicólogo para atender seu filho de 3 anos.
“Em seis meses eu ainda não conseguir em Salvador, ele teve crescimento de cabeça (microcefalia) mas graças a Deus já combatemos, mas apareceu um desvio na cabeça, porque ele é nervoso, hiperativo, estou fazendo um exame para ver se ele é autista, mas não é possível fazer em Paulo Afonso, já passou por duas cirurgias para saber se tem câncer, mas graças a Deus não é, mas assim eu estou na luta: é problema de pulmão e nos ossos”, relatou Gidiane.
Convidada a não se manifestar ‘para não atrapalhar a concentração dos parlamentares’, perguntei a cidadã o que ela achava deles, se teriam condições de resolver os problemas da população: “Tá difícil, mas pode tentar”, disse, deixando para minha surpresa um sopro de esperança no ar.
Veja o vídeo em que a mãe desabafa:





o numero de autistas ta crescendo cada vez mais em Paulo Afonso,apoio que é bom com psicologo,fono neuro não tem o custo é caro e muitas mães não tem como fazer particular,vamos prefeito e vereadores olhem por eesas crianças sejam humilde.
De pior a pior como a cantiga da PERUA.
“Já passou por duas cirurgias para saber se tem câncer” Eu pensava q através de exames tinha como diagnóstica se era câncer ou não. Como a medicina ainda tá atrasada no Brasil.
“o mais novo está com a cabeça crescida (microcefalia) ” – não seria Macrocefalia?
Sim é microcefalia eles erraram e continuaram repetindo
Sim é macrocefalia desculpa o erro da outra resposta o interessante é que eles continuam escrevendo errado até o fim da matéria.
É lamentável, quando falamos em crianças falamos também em educação…Lembro que no governo Caíres foi implantado um Centro de Apoio Pedagógico o CAP, e as salas de Recurso e as crianças especiais e com distúrbios de aprendizagem eram bem assistidas pela equipe multidisciplinar que acompanhavam essas crianças em suas específicidades…Infelizmente quando mudou o governo que entrou o grupo de Anilton, a primeira coisa que fizeram foi acabar com esse CAP e hoje já fazem quase 9 anos que eu mesmo não entendo o que esse núcleo de Educação Especial fazem de benefício para nossas crianças…é um tal trabalho de itinerância, que na verdade não acontece…eu vejo é só reclamação e insatisfação tanto de professores como de pais de alunos…Oh núcleo de Educação Especial, nos diz o que fazem???? E para que vinheram na idéia de vcs…Nosso novo prefeito deveria rever tudo isso e fazer uma mudança radical nessa área…mudar aquele povo que não produz nada e rever essas salas de Recurso, dá uma renovada …mudanças mesmo!!!!!
talvez,Deus livre de acontecer uma tragedia numa escola e o filho de algum do poder for atingido ai sim tem providência.
“ele teve crescimento de cabeça (microcefalia) mas graças a Deus já combatemos, mas apareceu um desvio na cabeça, porque ele é nervoso, hiperativo, estou fazendo um exame para ver se ele é autista, ”
Não entendi foi nada!
O prefeito dessa cidade é médico? Tem todo conhecimento no campo da saúde e ainda acontece isso. E a UTI já está funcionando?
A cidade só tem as belezas das praças , mais recursos na área da saúde………… Fica sempre para o próximo mandato; Para iludir o povo com promessas. Paulafonsinos cobrem o q esses políticos mentiroso não cumpre o q foi prometido durante as campanhas eleitorais!