
Romerinho era o primogênito de três filhos do casal de médicos de Paulo Afonso, o cardiologista Romero Barbosa e a neurologista Poliana Simões, profissionais amplamente conhecidos e respeitados na cidade. A notícia provocou grande comoção entre familiares, amigos e comunidades acadêmicas da Bahia e de Pernambuco.
Em nota de pesar divulgada nas redes sociais, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) manifestou consternação e solidariedade, destacando a trajetória do estudante. Segundo a instituição, Romero “sempre se destacou por sua dedicação, responsabilidade e brilhantismo acadêmico”, deixando uma marca positiva na vida universitária. A FPS ressaltou ainda que “sua presença foi significativa e sua ausência será sentida por colegas, professores e colaboradores”.
Também por meio de nota, o Colégio Sete de Setembro, de Paulo Afonso, onde Romerinho foi aluno, lamentou profundamente a perda. “Com profundo pesar, o Colégio Sete lamenta o falecimento de seu ex-aluno, Romero Simões M. Barbosa”, diz o comunicado. A escola manifestou solidariedade aos familiares e amigos, com “votos de conforto e paz neste momento tão delicado”, acrescentando ainda: “Que sua memória seja sempre lembrada com afeto e saudade”.
As homenagens e mensagens de pesar refletem o carinho, o respeito e a admiração conquistados por Romerinho ao longo de sua trajetória acadêmica e pessoal.








