O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais bem avaliado em Pernambuco, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, se considerados cinco estados analisados pelo instituto. O levantamento revela que 73% dos pernambucanos aprovam a gestão presidencial — índice que supera os registrados na Bahia (69%), Minas Gerais (52%), São Paulo (50%), Goiás (49%) e Paraná (44%). No caso dos últimos quatro estados, os dados são de uma pesquisa feita em abril.
No quadro nacional, a última pesquisa Genial/Quaest, divulgada no último dia 10, mostrou que Lula tem a aprovação de 54% dos eleitores brasileiros, ante 43% de reprovação.
Nos dois estados em que o presidente é mais bem avaliado, sua aprovação é superior à dos governadores. Em Pernambuco, onde Lula conta com o aval de sete em cada dez eleitores, a chefe do Executivo Raquel Lyra (PSDB), tem 53% de aprovação. Já na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) conta com apoio de 63% dos entrevistados.
A aprovação de Jerônimo é similar à dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos): 62% da população aprova os mandatários do Sudeste em seus respectivos estados.
Quando o assunto é avaliação de governo, 47% dos baianos veem como positiva a gestão presidencial, 32% a conseguiram regular e 19% a classificam como negativa. Em Pernambuco, a percepção positiva é de 52%, enquanto a fatia que avalia o governo como regular soma 27% e outros 20% o classificam como negativo.
Esses índices também são mais baixos para os governadores. Jerônimo é bem avaliado por 38%, enquanto 39% consideram seu mandato regular e 16% negativo. Já Raquel Lyra tem avaliação positiva de 31%, regular de 36% e negativa de 28%.