Nesta terça-feira, dia 30, no Fórum Adauto Pereira de Souza, em Paulo Afonso, ocorre mais um julgamento de feminicídio. O réu Emerson Araújo dos Santos está sendo julgado pelo assassinato de sua namorada Rosane Carla da Silva, ocorrido em 31 de maio de 2020. O julgamento, que começou às 9h e é presidido pelo Juiz de Direito Dr. Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, é aberto ao público.
O Ministério Público, representado pelo promotor Dr. Fernando Rogério Pessoa Vila Nova Filho, acusa Emerson de ter matado Rosane por ciúmes, desferindo vários golpes de faca do tipo peixeira na região do peito e do abdômen da vítima, de forma inesperada e sem chance de defesa. O crime, que ocorreu por volta das 02h na Rua Pedro Álvares Cabral, no centro de Paulo Afonso, é descrito como tendo sido motivado pelo menosprezo à condição de mulher da vítima, conforme laudo de exame de necrópsia.
A defesa nega a autoria do crime e argumenta que Emerson não premeditou o ato. Segundo a defesa, tanto a vítima quanto o réu passaram a noite bebendo e consumindo drogas (cocaína), e Emerson, descontrolado pelas mensagens enviadas pela vítima para outro rapaz, atacou Rosane com uma faca sem conseguir se conter.
O caso será decidido por um Júri Popular composto por sete jurados sorteados, que terão a responsabilidade de determinar a culpa ou a inocência do réu. O julgamento promete ser um momento crucial na busca por justiça para Rosane Carla da Silva.