22 de junho de 2025

Jumentos são resgatados de abate em Paulo Afonso-BA e campanha busca adoção responsável para eles em AL

Por

Redação, com g1

Campanha “Adote um Jumento” foi lançada neste sábado (10) pelo Grupo de Extensão da Ufal. Animais seriam abatidos foram resgatados pela PRF e teriam carne e pele exportadas.

Ranna e Ariana, mãe e filha, que seriam abatidas e agora estão à disposição para adoção repsonsável — Foto: Grupequi/UFAL

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou, nesse sábado (10), a campanha “Adote um Jumento”. A ideia é buscar adoção responsável de oito animais que seriam abatidos e foram resgatados.

O objetivo da adoção é preservar a espécie e proporcionar bem-estar aos animais. Estão disponíveis para adoção Dr. Birrom, Ester, Elvis, Helena, Thawane, Julinha, Ranna e Ariana, essas últimas, mãe e filha.

Os animais foram resgatados durante uma ação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Paulo Afonso (BA). Os jumentos seriam abatidos e teriam a carne e pele exportadas para fora do Brasil.

Um dos animais estava doente e foi abandonado. Os demais, iriam direto para o abate. Ao chegarem no ambulatório eles receberam cuidados veterinários, foram vacinados, vermifugados, e em breve os machos serão castrados.

Os interessados devem preencher um formulário (AQUI) que passará por análise antes da adoção. Ele serve como base para avaliar a motivação e o nível de conhecimento sobre guarda responsável. Além disso, é preciso também passar por uma entrevista.

“Adotar é um gesto de amor e respeito à vida, que requer responsabilidade e cuidados. Por este motivo, precisamos ter certeza que você está apto para cuidar e receber esse animal com muito amor e assumir o compromisso de cuidar da vida desse animal que já sofreu com os maus tratos. É por meio de todo este processo que teremos certeza de que ele será tão bem cuidado por você, quanto sempre foi por nós”, diz o formulário.

Na última etapa da adoção, durante a entrega do animal, será observado o local onde o jumento vai morar, para garantir de que o ambiente comporta o animal e de que é um local seguro para ele. Caso seja observada alguma situação não condizente com o exercício de guarda responsável, o animal retornará ao projeto e o processo de adoção será interrompido.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!