A comunidade indígena conseguiu nesta quarta 30/08 sentar com representante da CHESF o senhor Klewton e com os representantes do setor jurídico da empresa.
Após longo diálogo a CHESF colheu as reivindicações dos indígenas e encaminhou a diretoria da empresa que se prontificou até as 15 de amanhã 31/08 retornar com uma posição.
Os índios continuam acampados na antiga casa da diretoria e entenderam o movimento e ocuparam também o prédio onde funcionava a Codevasf.
O movimento conta com a presença de mais de 600 indígenas e a comunidade já convocou a descida de mais indígenas para dar força ao movimento.
Diz um indígena: ” nosso movimento é um caminho sem volta, queremos uma posição da CHESF”. Não tememos as consequências pois já sofremos mais de 40 anos com o descaso e desrespeito desta empresa”.
O futuro do movimento só depende da resposta positiva da empresa, caso contrário as consequências podem ser significantes.
Os indígenas continuam acampados nas torres de transmissão.









São uns bandos de desocupados, vivem as custas da FUNAI e não enxergo como índios.Os verdadeiros índios : São aqueles que retira da terra o seu sustento, estes são comerciantes a procura de ganhos financeiros.”Juruna já morreu”!!!
Meu caro Raimundo, temos o mesmo pensamento. Viajo muito para o Amazonas, onde visitei várias aldeias de Indios. Eles são os verdadeiros indios. Vivem da terra e da caça. Aqueles precisam do apoio do governo federal . Principalmente saúde e educação. Esses grupo e muitos outros espalhados pelo Nordeste, já são aculturados e completamente integrado a cultura do homem branco. Eles querem ( eles a quem me refiro, não são todos. No Brejo dos Padres tem muita gente carente e humilde. Me refiro aos cabeças desse movimento.) tudo de graça do governo,, para aumentar o patrimônio dos cabeças. A maioria é apenas uma massa de manobra, nas mãos dos líderes. Conheci esse povo, que se ofendiam, quando eram chamados de índios. Só que agora, ser índio tem uma série de benefícios. Cota nas universidades públicas. Transporte de graça. Hospedagem nas casas de hospedagem da FUNAI. Incluindo comida e dormida. Na medida em que o governa vai atendendo as reivindicações deles; a lista vai aumentando. Eu queria ver se fosse o contrário: ser índio, teria que pagar mais imposto. Não teria um sequer, que quisesse ser índio. Alegariam ser caboclo, mulato, ou mesmo negro.
So pra lembrar que a sociedade por conta do espirito capitalista tirou suas terras e o seu proprio meio de subsistencia!
isso ja vem la do passado…..