A Unidade de Saúde da Família do Senhor do Bonfim, em Paulo Afonso-BA, é palco de uma iniciativa inovadora que une saúde, sustentabilidade e educação ambiental: o projeto Criação de uma Agrofloresta Comunitária , coordenado pelo professor Marcel Luis de Moraes Oliveira, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A proposta busca promover a segurança alimentar e estimular a alimentação saudável por meio do cultivo de frutas, hortaliças e leguminosas orgânicas, direcionadas para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar.
A agrofloresta também será um espaço de dispensação de plantas medicinais, incentivando a prática de fitoterapia e valorizando o conhecimento tradicional sobre ervas medicinais. Além disso, o projeto aposta no fortalecimento dos vínculos comunitários ao integrar profissionais de saúde, estudantes da Univasf e a comunidade local em atividades coletivas de plantio e troca de experiências.
Desenvolvido em parceria com a AGENDHA, através do apoio técnico da bióloga Lívia Murari e de Rony Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o projeto ainda promove a educação ambiental continuada, abordando temas como mudanças climáticas, desmatamento e poluição, alinhados à visão da saúde planetária .
A iniciativa foi planejada para ser apresentada na 17ª Semana de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Extensão (SCIENTEX) da Univasf, no campus de Petrolina/PE em 2024.