Na última segunda-feira, 19 de maio, uma operação policial conjunta entre as forças de segurança dos estados da Bahia e Alagoas culminou na prisão de um homem de 37 anos, acusado de abusar sexualmente da própria enteada desde quando ela tinha 9 anos (hoje está com 14 anos). A prisão foi registrada por volta das 21h, em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.
O acusado, que foi localizado no assentamento Maria Leonora, nas proximidades da BR-110, tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela 1ª Vara Criminal de Paulo Afonso, na Bahia. A ação foi coordenada pela Polícia Civil da Bahia, com o apoio das guarnições do Pelopes e do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Barragem Leste, sob a supervisão do tenente-coronel Pedro de Oliveira, comandante do 9º BPM.
Detalhes da operação
Após informações da Delegacia Territorial de Paulo Afonso, que suspeitava que o acusado estivesse escondido na zona rural de Delmiro Gouveia, foram iniciadas diligências para localizá-lo. O delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, com o suporte tático do 9º BPM, conduziu a operação que resultou na prisão do homem. Durante a abordagem, ele foi informado sobre o mandado de prisão e seus direitos legais, não havendo resistência.
Após ser detido, o acusado foi conduzido ao Hospital Regional de Alagoas (HRAS) para realização do exame de corpo de delito e, em seguida, foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Delmiro Gouveia, onde permanecerá à disposição da Justiça baiana.
Contexto do Crime
De acordo com informações do delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti os abusos começaram quando a vítima tinha apenas 9 anos. O processo foi iniciado na jurisdição de Paulo Afonso, na Bahia, resultando na emissão do mandado de prisão.
Declarações das autoridades
O delegado Rodrigo Rocha enfatizou a importância da colaboração entre as forças policiais de diferentes estados para o enfrentamento da criminalidade. “A integração entre as forças policiais é fundamental para o combate ao crime, independentemente das fronteiras estaduais”, afirmou.
O tenente-coronel Pedro de Oliveira também destacou o êxito da operação, ressaltando que, em menos de dez dias, outras cinco prisões de homicidas foram realizadas na região. “O trabalho contínuo das forças de segurança em Delmiro Gouveia tem mostrado resultados positivos no enfrentamento à criminalidade”, concluiu.
Veja vídeo: