28 de abril de 2024

GM de Paulo Afonso inicia treinamento prático para uso de arma de fogo

Por

Por Alan Braga (Febaguan)

Guardas Municipais de Paulo Afonso iniciam parte prática do treinamento para o uso de armas de fogo (Fotos: Emerson Silva)

Dando continuidade ao processo de treinamento para a obtenção do porte de armas institucional devidamente liberado pela Polícia Federal e seguindo todas as normas da legislação, os Guardas Municipais de Paulo Afonso, iniciaram nesta segunda-feira, 23 de janeiro de 2017, o treinamento prático para uso de armas de fogo.

 

Lembrando que todos os guardas municipais que estão participando deste treinamento prático participaram obrigatoriamente por avaliação psicológica e foram aprovados para a parte teórica e prática deste treinamento conforme regras descritas na Lei 10.826/03, Decreto-Lei 5.123/04 e das Portarias 23 e 365 da Polícia Federal assim como a Lei 13.022/14 para o porte de armas institucional aos Guardas Municipais.

Após a parte prática desse treinamento os guardas municipais passarão obrigatoriamente por uma avaliação em armamento e tiro, onde cada GCM que for aprovado recebera o devido porte de arma institucional dentro das previsões legais existentes para seu uso.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 43

  1. Josué Lima says:

    Aguardem o aumento do número de ocorrências envolvendo os GM. Péssima idéia. Quem preparou psicologicamente essa turma? Quem avaliou? Quem assumirá a responsabilidade por ocorrências causadas pela arrogância e a sensação de poder que terão esses guardas, cuja principal atividade é fazer greve, passear de carro com ar condicionado e reivindicar aumentos? Antes de portar uma arma um PM passa meses se preparando. Depois de um cursinho onde mais parece encenação de cinema, vão colocar armas nas mãos de gente sem preparo. Acompanhemos aqui no site o que temo…

    • Guabiraba says:

      Concordo com vc, isso não vai dá certo !

    • Cidadão. says:

      Josué Lima, especialista segurança pública. Parabéns pelo comentário desprovido de qualquer conhecimento técnico sobre o assunto. Como pode afirmar que o número de ocorrências vai aumentar, baseado em que? Procure conhecer o processo para o uso da arma de fogo pela GCM. Péssima ideia é manter uma instituição de segurança pública desarmada.Porque não procura conhecer a instituição, antes de fazer qualquer pré julgamento. Sugiro que leia a lei 13022/2014..

      • jeferson.souza@gmail.com says:

        Sabe o que é isso? INVEJA! O povo de Paulo Afonso não quer ver melhorias para segurança da cidade não, só sabem reclamar de tudo e trocar voto por emprego na prefeitura.

  2. I.H says:

    agora vao se achar o rei da coca preta agora ,

  3. Allan says:

    Tem guarda aí que foi reprovado duas vezes pelo psicoteste da Polícia Militar da Bahia , e agora com arma?? Iss é certo? Pelo amor de Deus , isso é uma vergonha

  4. Allan says:

    Eles queriam salários e armas e tomar conta do patrimônio público não vale? Piada esse investimento da prefeitura

  5. Sansão says:

    ISSO VAI DAR UMA BRONCA TÃO GRANDE. KKKKKK

  6. Zezinho says:

    Guardas municipais em cidades acima de 100 mil habitantes já trabalham com uso de armas de fogo e armas não letais, estávamos como sempre atrasados. Trata-se de um suporte patrimonial dos bens do município e que podem atuar no momento que se configure qualquer flagrante.

  7. Torres says:

    Tudo fora de forma pra não dizer que tem muitos com uns quilinhos a mais,

  8. cidadão says:

    Bom dia,

    Na realidade a população nunca fica do lado de que garante o direito de ir e vir, preservação da vida e preservação do patrimônio público. O povo é passivos dos problemas sociais e contra àqueles que se atrevem a limpar a sujeira com o mínimo de condições de segurança das suas vidas.

    • Jerson btn says:

      Cidadão, seria muito bom que fosse assim. Desafio a qualquer a encontrar um GM nas ruas. Agora mesmo.

      • GCM says:

        Amigo Jerson fala com o prefeito pra fazer concurso, vc não ver Guardas nas ruas pq tem apenas 1/4 do mínimo efetivo que a lei federal 13.022/14 exige pela população da nossa cidade, são apenas 9 Guardas de serviço nas ruas por dia, tem os que ficam no serviço administrativo e nos finais de semana esse número ainda cai, vc acha mesmo que 8 ou 9 Guardas numa cidade do tamanho de Paulo Afonso, vão resolver o que mesmo??? A gente faz o que pode, reclame com o Sr. Anilton, que nos seus 08 anos de governo não fez concurso, e agora faça um “L” tire uma selfie e peça a Luiz de Deus pra fazer concurso para a Guarda, daí vc nos verá nas ruas. Não fale o que vc não sabe!!!

  9. Jeferson says:

    Sinceramente eles não estão sendo empregados devidamente onde deveriam logradouros públicos , municipais e o senhor prefeito , absorve esta ideia absurda de arma-los de onde saiu esta paranóia?Me deixe viu.

  10. J.E says:

    antigamente quando viamos se aproximar um PM ou GM era sinal de segurança…..agora só da medo do abuso de autoridade….todos só querem ser o tal………………….imaginem agora armados……

  11. Realista says:

    Já se achavam o BOPE , imagina agora!!!

  12. CHAPOLIN COLORADO says:

    VAI SER UM DEUS NOS ACUDA.PESPREPARO TOTAL.E AGORA QUEM VAI NOS AJUDAR??????????????

  13. Afonso says:

    Esses caras so querem aparecer, esse valor investido ai tinha que ser usado nos Agentes de Transito esses sim podem ajudar a cidade que cada dia que passa estar cada vez mais bagunçada.

    palmas para os artistas ficou parecendo um TRAILER DE UM GRANDE FILME DE GUERRA KKKK

  14. PAULO AFONSINO says:

    NÃO CONCORDO COM ISSO, ELES NÃO SÃO POLICIAIS E AQUI NÃO É NENHUMA METRÓPOLE. PÉSSIMA IDEIA.
    NÃO É TODO MUNDO QUE ESTÁ PREPARADO PRA USAR UMA ARMA DE FOGO. VAI DAR MER…

  15. cidadao says:

    Vamos ver no que vai dar

  16. Jerson btn says:

    PALHAÇADA! O objetivo da Guarda Municipal é preservar o patrimônio do município. Escolas, postos de saúde, praças monumentos e demais predios públicos. Porque essa palhaçada de treinamento como se fossem perseguir bandidos armados e perigosos? Essa encenação de mentirinha armados com rifles de longo alcance? O maximo que fazem é perseguir trombadinhas no comércio, quando não estão no zapzap na sombra…Não sei de quem foi essa ideia maluca de postar essas fotos. Se o objetivo era assustar a população, conseguiram!

  17. Jerson btn says:

    Esqueci: a maioria é de cidadãos que não foram aprovados na PM. Pense na qualidade….

    • GCM says:

      Grande parte dos comentários aqui, não têm fundamento, não cuidamos apenas no patrimônio público, defendemos também a população como bem define a lei federal 13.022/14, que de deu poder de polícia municipal a todas as guardas no Brasil, portanto, não sejam levianos, viemos para somar, e quem não gosta ou está à margem da lei, ou está com inveja, pq esses mesmos que nos criticam, serão os primeiros a se inscreverem quando abrir o próximo concurso!

      • Agt° says:

        Voces so querem mídia, em nenhum momento foi visto acoes de vcs pra mostrar um real serviço a sociedade, quando tiveram x% se calaram, quando tiverem o posse da arma estao calados, vcs so querem isso se tornar policiais e grandes detetives. vcs nao tem o apoio da cidade pela conduta que tem desfilando em carro com ar condicionado, andando de motos e brincando em celulares.

  18. Maria says:

    Pra mim os guardas municipais deveriam atuar que nem a polícia (polícias municipais) em cidades acima de 100 mil habitantes. em várias cidades eles já trabalham com uso de armas de fogo e armas não letais desde que tenha o treinamento correto e avaliação. É bastante útil, a violência só aumenta aqui em P.A e em todo Brasil.
    INFELIZMENTE quando se fala de segurança pública, das polícias e etc as pessoas sempre criticam, então aceitem a malandragem pintar e bordar na cidade inteira.

  19. Júlio says:

    Vixi , já se acham como policiais e imaginem agora, mais vamos ficar atentos aos abusos !!!!

    • Gcm Preparado says:

      Na verdade meu amigo Julio, nos ja somos policiais municipais por força da nova lei que foi votada pelo Deputado que o senhor votou, No entanto, esses curso esta em fase e essa e a segunda fase. Já fomos todos avaliados por psicologo da policia federal. vamos fazer o serviços diferenciados que a população vai agradecer.

  20. Clovis says:

    Não tem como nao se indgnar, eles nao fazem nada , eles so participam de enfeite nessa cidade enquanto um pai de familia vive ai sofrendo pra ganhar seu pao , eles vivem de carro e se amostrando com celular na mao. imaginem com as armas.

  21. Cidadão says:

    Sinceramente não consigo entender, uns reclamando que a GCM não faz nada outros reclamando que a cidade está insegura ! Então qual o problema de uma instituição de segurança que não fazia segurança pois não tinha nem a sua, se qualificar para melhor servir a população e ajudar as outras instituições.

  22. Anderson says:

    Nós temos que quebrar esse preconceito, essa visão ultrapassada de que a Guarda Municipal so serve para cuidar de porta de colégios e prédios públicos, esses guerreiros podem e devem prestar um melhor serviço a população, a Guarda municipal armada traria a sociedade uma melhor sensação de segurança, fasendo Rondas Escolares, Coibindo Trafico de Drogas, Patrulhamento em praças publicas, permitindo as familias de desfruta-la, sabendo que diante da situação atual que vivemos, tamanha criminalidade e violência, é necessário que os agentes estejam bem armados e preparados para combater a criminalidade

  23. morador do BTN says:

    Vamos armar os vagabundos que é melhor…. Sociedade hipócrita essa de Paulo Afonso….Reclamam da sensação de insegurança que estamos tendo em Paulo Afonso, e vem criticar porque a GCM será armada. Deixem acontecer, depois se faz os julgamentos.

  24. Jerson btn says:

    Morri de rir com as poses fingindo abordagem e manobras de moto kkkkkkkk

  25. Rindo dessa nova lei says:

    Ja se achavam e agora pronto !!! Kkk

  26. Thiago says:

    Que frescura da zorra, olha se eles fizerem algo de errado com essas armas serão presos, serão demitidos, serão penalizados pq todos tem endereço e os dados na PMPA, então que eu quero como cidadão que vcs mostrem serviços pq sinceramente ate hoje não entendo a função de vocês.

  27. GCM de Alagoas says:

    Companheiros não baixe a cabeça até pq quem crítica é pq de uma certa forma tem um pouco de inveja da GCM, sendo que o novo gestor está vendo que nos grandes centros equiparados a PA, as GCM, já estão a muito tempo armadas para de feder os seus municipis e se fizer erros tem a corregedoria para apura e punir.

  28. josineide says:

    VALEI-M MEU DEUS DO CÉU, DA TERRA E TUDO MAIS. A COISA AGORA PEGA, É BANDIDO, É POLÍCIAS E AGORA OS GM ARMADOS. VAI SOBRAR DO CIDADÃO. ISTO É UMA ESCULHAMBAÇÃO TOTAL. E O CIDADÃO COMUM NÃO PODE ANDAR ARMADO. EU ACHO LEGAL ESTA NOSSA REPUBLIQUETA DAS BANANAS.

  29. Anderson says:

    Pessima ideia, entregar arma a bizonho.

  30. GM DELMIRO says:

    Parabéns a GM de Paulo Afonso por este grande avanço. Infelizmente os comentários negativos vem de uma pequena parcela da sociedade, muitas vezes estes são vândalos ou maloqueiros que perturbam a ordem pública, pois o cidadão de bem e esclarecido aplaude essa grande conquista de vocês.

  31. ROBERTO says:

    Boa noite a todos. Quantos comentários de pessoas de mente reduzida. Meus Deus. Quanta hipocrisia. Vocês preferem que bandidos andem armados do que uma instituição que está aí só para somar e colaborar. Isso é uma inversão de valores. Deixem de ser hipócritas. Com esses comentários, eu tenho certeza que a Gcm não vai se abalar e vai continuar fazendo seu trabalho. Lembre-se “QUEM ANDA A MARGEM DA LEI É MARGINAL” Boa sorte guerreiros, aproveitem bem os treinamentos e se capacitem mesmo.

  32. 01 says:

    Gostaria de saber de um cidadão, que tenha passado por um momento traumático (roubo, sequestro e etc). Se em seu momento de angústia passo pela cabeça dele qual força deveria lhe prestar socorro. Acrédito que em suas ele pedia a dele usar que naquele momento alguém o ajuda se então nos dias atuais todos aqueles bravos homens de farda azul, bege, preta ou quais quer outra cor que saem de suas casas com o propósito de expor a sua vida para proteger devem ser respeitados caso contrário quando necessitarem liguem para o batman

  33. GIL GUMES "AQUI E AGORA !" says:

    Apesar do atraso, mas muito necessário este novo conceito de Guarda Municipal em Paulo Afonso, é um tapa na cara dos “bandidinhos” da nossa cidade.
    Aqueles que reclamam, são os mesmos que não respeitavam os “GMs”, tipo: maconheiros, delinquentes e batedor de carteira, hoje “batedores de celulares”.
    A GM tem mais é que exercer sua função de preservar os patrimônios públicos e zelar pela segurança dos munícipes.
    Engraçado é que se não tem segurança reclamam, se tem, reclamam, ESTOU COM VCS GMs ! BOTEM POCANDO NESSES MARGINAIS DE PAULO AFONSO !

  34. Maria says:

    Concordo com o comentário do Gil!
    Infelizmente a maioria da população de Paulo Afonso ainda são ignorantes.
    Desde que eles tenham o treinamento certo, quem se preocupa com eles andarem armados são os BANDIDOS!
    Se a população está achando ruim, deixem a bandidagem pintar e bordar na cidade inteira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!