29 de março de 2024

Francisco Nery Júnior: Turismo em Paulo Afonso 

Por

Redação (pa4.com.br)

Por Francisco Nery Júnior

Estamos para trás. Para recuperar o fluxo turístico que já bombou, precisamos de ideias ousadas. Há muito pregamos a outorga de uma linha ferroviária (na realidade a ressurreição da linha que já existiu) Piranhas Paulo Afonso. Salta aos olhos que é viável. Poderíamos tirar proveito da política de concessões de ramais ferroviários do Ministério da Infraestrutura; o nosso poder municipal poderia tirar proveito e incentivar/fomentar a busca da concessão por algum empresário local – antes que Piranhas ou Delmiro Gouveia tome a iniciativa como soe acontecer.

Quando na Chesf, costumávamos andar pelo roteiro das usinas, na maioria das vezes solicitado a interpretar técnicos e visitantes estrangeiros. O que mais constatávamos como prazer e deleite dos tais era atravessar o canyon no bondinho cable car.

A título de ilustração, no que diz respeito a tirar proveito da nova lei de concessões de ramais ferroviários, até bem pouco tempo monopólio do poder público, o Governo Federal analisa o pedido, até agora, de 80 (oitenta!) solicitações.

Preste atenção o leitor à matéria do Instagram que anexamos abaixo. Junto com o bondinho do canyon e a ideia do ramal Piranhas/Paulo Afonso, uma iniciativa para imitarmos no nosso canyon. Repetindo, antes que Delmiro ou Piranhas tome a iniciativa. Em termos de turismo, a turma é competente para ideias e iniciativas factíveis. Com fomento e incentivo, podemos chegar lá.

Bem amarrado e com pelo menos dois cabos extras de segurança, seríamos o primeiro a tirar proveito da travessia. O custo seria infinitamente menor que o de uma tola viagem ao espaço – onde já nos encontramos – para apreciar a terra de cima como, aliás, já apreciamos nas nossas viagens de avião.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 3

  1. Especialista em Gestão de Negócios em Turismo says:

    O Turismo, assim como outros segmentos de negócios, se modernizou bastante, e é “tocado” principalmente por gestão de planejamento midiático, atrelado a produtos turísticos vendáveis e uma ligação de logística atuante. Qual o grande portal de turismo que vende algum pacote para Paulo Afonso? Hotel Hurbano? CVC? Decolar? Expedya? Trivago? TripAdvisor? Kayak? A resposta é NÃO! Não encontramos produtos prontos para oferecer Paulo Afonso, tudo ainda é muito artesanal, depende da própria pessoa ir lá, buscar pessoalmente uma passagem, ter que buscar um hotel e pior, ter que ligar para fazer uma reserva, pois os nossos hotéis não estão nas grandes plataformas, e nem temos uma hotel de rede em baixo custo, tipo Accor(Budget), Atlantica, Accenture ou Intercity, isso deixa as pessoas temerosas pois não sabem o que vão encontrar. Se olharmos bem, nossa “estrutura de oferta” é jurássica, do passado, ainda esperamos que as pessoas venham e descubram. Não adianta, turismo no século XXI é “pacote pronto”…as pessoas querem chegar em um destes portais, principalmente o Hotel Hurbano e o Decolar.com , que elas encontram pacotes com aéreo e hospedagem juntos, a um custo bom, e viver a experiência! Turismo tem que ser leve, fácil, prático e gostoso! Paulo Afonso é um roteiro onde as pessoas que não o conheçam, encontram muita dificuldade para saber como chegar, se hospedar e comprar as experiências, os roteiros , os passeios, os jantares, ….eles existem, tudo aqui existe, mas é oferecido no mercado ainda de forma artesanal, tacanha, tímida. Ou profissionaliza e moderniza de vez, ou ficaremos sempre no E SE ISSO FOSSE…….????? Isso depende de um esforço coletivo de todos, mediados e levados pela gestão pública.

  2. se liga says:

    Ideia ousada? o que é precriso é tirar esse grupinho da prefeitura e camara. Dá a chance a outra pessoa que queria mudar. entendam a cidade parou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!