
Decididamente não entendemos a rota de colisão escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro (pandemia Covid-19). Não importa que Donald Trump tenha caído no precipício no final da mesma rota (a taxa de aprovação de Trump era alta, a economia ia bem). Os adversários agradecem. Ou o presidente é um gênio político como há muito tempo não aparece, ou somos todos ingênuos, tolos observadores da política brasileira. A matéria que segue é de autoria de Michel Leclercq, publicada no Le Figaro de Paris em 28.12.2020. Traduzimos do francês para português, presente de Ano Novo para os leitores.
No Brasil, Bolsonaro em campanha antivacina
O presidente brasileiro repete que não vai se vacinar e coloca em dúvida a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, autorizada segunda-feira pelos europeus.
Em 16 de dezembro de 2020, Jair Bolsonaro apresenta um plano nacional de vacinação contra o Covid-19. “Eu não vou me vacinar. Ponto final”, repete o presidente brasileiro que é ferozmente contra a vacina que o Supremo Tribunal Federal quer tornar obrigatória.
No Rio de Janeiro, Odorico Paraguaçu, prefeito da pequena cidade brasileira de Sucupira, quer impedir a vacinação para que os doentes lotem um cemitério que ele sonha inaugurar. E é a este personagem de ficção de uma novela popular dos anos 1970 que a revista ÉPOCA comparou o presidente brasileiro em vista das suas tentativa de sabotar o plano de vacinação contra o Covid-19 enquanto o segundo país mais afetado do mundo [o Brasil] enfrenta um recrudescimento massivo da pandemia.
A campanha de vacinação prevista para as próximas semanas deveria ser um fator de esperança se for considerado que o vírus já matou perto de 188.000 brasileiros. Mas ela se tornou um jogo político em razão do negacionismo do presidente e da incúria do governo. Desde o início da pandemia, Jair Bolsonaro tem minimizado os efeitos da “gripezinha”, rejeitando as medidas de distanciamento social e o porte de máscara e defendendo a prescrição da hydroxycloroquina.
Introdução e tradução de Francisco Nery Júnior






Quanta bobagem. Lembrem que, o STF deu autonomia a prefeitos e governadores para agirem na pandemia. Portanto, a responsabilidade é deles
Êh, oô, vida de gado!
Povo marcado eh!
Povo feliz!
Antes gado do que burro
Ai Jesus… Ainda bem que teve essa autonomia como vc diz pq se não estávamos mais F****** ainda …..
Odorico era corrupto e engraçado, o Bozo nem isso. #forabozolixo.
Ainda bem que sabe que ele não é corrupto.
#BOLSONARO TEM RAZÃO
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Parabéns professor Nery, show de bola, excelente texto.
É impressionante que uma criatura dessas ainda governe este país! A carne custando uma fortuna, a gasolina beirando os cinco reias o litro, o dólar nas alturas como nunca se viu, a família inteira mergulhada em esquema de rachadinha e nos escândalos das fake news, o cara mês sim e o outro também estourando as contas do cartão corporativo, a coitada da Amazônia sendo dizimada, a aproximação com os políticos mais podres do centrão, o negacionismo com a pandemia e com a vacina ceifando milhares de vidas até agora e o governo fecha os olhos pra todas essas mazelas e muito mais! Diria que Odorico Paraguaçu seria um estadista perto deste rato chamado Jair Bolsonaro!
Em que planeta vc estava no tempo da roubalheira do PT? O Brasil não está em situação pior pq essa quadrilha (PT) foi tirada do poder. Se o poste tivesse ganhado hj seríamos uma Venezuela
Realmente estamos bem melhor hj gás 70,00, arroz 5,50 um kilo, feijão7,00 e óleo a 9,00 e a carne nem se fala o preço… Mas tá ótimo assim.
chora petezada a mamata acabou. Bolsonaro vai ser eleito de novo em 2022. E você comunista vai morar na china, na venezuela ou em Cuba. kkkkkkkkk
Êh, oô, vida de gado!
Povo marcado eh!
Povo feliz!
Pode chamar de gado. Menos de burro kkkkk
Chora esquerda
E quem disse e eu apoio ou apoiei todas as pilantragens do PT? Você já ouviu falar em uma terceira via? Pelo jeito não sabe nem o que é isso! Bolsonarismo e petismo são duas coisas bem parecidas ou melhor iguais! É um bando de fanáticos abrindo a boca pra vomitar um monte de besteira enquanto isso o país vai ficando mais violento, mais desigual, mais imundo se transformando na Venezuela ou em Cuba que vocês tanto falam ou melhor se transformando em um Chile acabando com todos os direitos dos trabalhadores com esse medíocre Paulo Guedes que é a incompetência em pessoa, igualzinho a maioria dos bolsominions!