7 de dezembro de 2025

Fotos e vídeo da 1ª noite da Festa de São Francisco

Por

Ivone Lima (PASCOM)

 

Na noite desta segunda-feira, 25 de setembro, os padres Gilmar e Adriano (Perpétuo Socorro), celebraram a 1ª noite da Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso, com os noiteiros: Pastoral Familiar, ECC (Encontro de Casais com Cristo) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo), numa celebração belíssima que durou duas horas. Tema: ‘Defensor da vida, guardião da criação, São Francisco nos convida a viver esta missão’.

 

O anfitrião, Padre Ednaldo, está à frente da administração paroquial há apenas 7 meses, mas com o apoio incondicional dos fiéis, da participação deles em todas as decisões para a festa e, principalmente, com a resposta do povo, não se continha de felicidade, porque 13 anos depois da presença amiga, solidária e marcante de Padre Celso, a vida e a caminhada paroquial continuaram com a mesma intensidade e vibração.

 

São Francisco de Assis, dos pobres, do Rio, de Paulo Afonso, da natureza, ele que por isso mesmo nos deixa mais próximos dela. Dentro do tema que trata dos ‘biomas’ proposto pelo Papa Francisco, trabalhado amiúde na Campanha da Fraternidade deste ano e agora com a festa, tem-se um momento para olhar com mais cuidado as consequenciais desse modelo de vida que destrói e gera tanto desequilíbrio. Observa Pe. Gilmar:

 

“Deus disse: ‘Crescei, multiplicai e dominai, mas o pensamento de Deus não é igual ao nosso, dominar para Deus significa cuidar, zelar e defender; pensamos como homens e não como Deus, por isso estamos destruindo à criação, à natureza, à vida e nós mesmos imagem e semelhança de Deus.”

 

Já para o Pe. Adriano que conduziu a homilia, toda obra deixada por São Francisco deve servir de inspiração, mas nós não podemos ficar apenas lembrando o que ele fez, como Igreja temos que imitá-lo:

 

“Podemos lembrar dos padres Cícero e Ibiapina, que há uma século já manifestavam também grande preocupação com a natureza, e hoje somos nós, pois a ganância humana e essa mentalidade que só explora e mata não está dentro dos planos de Deus, nós como igreja que andamos por esse mundo precisamos reagir e fazer agora, quase um milênio depois de São Francisco a nossa parte, não podemos ficar aqui dizendo o que ele fez e cada um de nós o que está fazendo?”

 

Em nome da diocese de Paulo Afonso, da paróquia que agora está em festa, agradecemos aos parceiros que colaboram com a festa, às pessoas que estão há muitos dias se dedicando para torná-la sempre tão especial, de forma mais ampla, ao povo de Paulo Afonso às suas instituições ali representadas.

 

Foi apenas a primeira de dez noites, com a palavra de Deus decantada, o abraço fraterno e a ‘paz e bem’ de São Francisco de Assis.

 

 

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!