5 de dezembro de 2025

Fortes chuvas atingem municípios da Bahia; Paulo Afonso e cidades da Região têm pontos de alagamento

Por

Redação

A chuva forte que atinge a Bahia desde a noite de quarta-feira (19) provocou alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e transtornos em diversas regiões do estado, incluindo Paulo Afonso e municípios do Nordeste baiano. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o temporal continue ao longo desta quinta-feira (20), com alertas para todo o território baiano.

O órgão emitiu dois avisos:

• 🟠 Alerta laranja: válido para Salvador, Feira de Santana e outras 114 cidades, com previsão de até 100 mm de chuva por dia, além de risco de alagamentos e deslizamentos.
• 🟡 Alerta amarelo: válido para todos os 417 municípios baianos, prevendo até 50 mm de chuva e ventos de até 60 km/h, com risco baixo a moderado de quedas de energia e galhos.

Paulo Afonso e cidades do Nordeste da Bahia

Em Paulo Afonso, as chuvas da noite de quarta-feira (19) e madrugada desta quinta causaram pontos de alagamento em vias de maior fluxo, mas não houve registro de ocorrências graves, segundo informações preliminares. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil monitoraram áreas consideradas sensíveis, especialmente bairros próximos a grotas e regiões de escoamento comprometido.

Além de Paulo Afonso e cidades próximas da Região, municípios como Riachão do Jacuípe, Candeal, Biritinga e Serrinha, também registraram chuva intensa. Assim como no município pauloafonsino, não foram contabilizados danos significativos.

Em Serrinha, a programação de um evento pela Consciência Negra, marcado para a noite de quarta, precisou ser cancelada devido ao mau tempo.

Araci

Moradores de bairros de Araci ficaram ilhados dentro de suas casas, com água na altura do joelho. O município registrou 146 mm de chuva em 24 horas, volume considerado muito alto. Abrigos provisórios foram montados em duas escolas para acolher famílias caso houvesse necessidade.

Mutuípe

Uma forte chuva atingiu Mutuípe por volta das 14h desta quinta-feira (20). O temporal provocou transtornos em bairros como Centro, Cajazeiras e Loteamento Dom Vital. Não houve registro de grandes danos, mas moradores relataram dificuldades devido à falta de pontos adequados de escoamento. A prefeitura orientou a população a evitar áreas de risco e acompanhar alertas da Defesa Civil.

Conceição do Coité

O acúmulo de água dos últimos dias provocou o rompimento parcial de uma estrutura de barragem na zona rural. A prefeitura pediu que moradores evitassem transitar na estrada de acesso à localidade de Pinda. Além disso, um blecaute atingiu todo o município, após raios danificarem equipamentos da subestação da Neoenergia Coelba. A energia foi retomada cerca de uma hora depois.

Feira de Santana

Sob alerta laranja, a segunda maior cidade da Bahia teve chuva fraca na noite de quarta (19), mas a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas ao longo de toda esta quinta-feira (20).

Gandu

O temporal provocou alagamentos e ventania que destelhou imóveis. A Defesa Civil monitora áreas críticas e mantém equipes de prontidão. A previsão para as próximas 24 horas é de aproximadamente 31 mm de chuva.

Ilhéus

Um idoso ficou ferido após o desabamento de um imóvel atingido pela chuva. Ele foi socorrido pelos bombeiros e passa bem. A Defesa Civil acompanha o caso e o idoso ficará provisoriamente na casa de parentes.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!