
Na última terça-feira 3, dona Josefa, moradora do povoado Xingozinho, área rural de Paulo Afonso, procurou a prefeitura para tentar reaver seu cartão de aposentadoria.
Acompanhada do filho mais novo, Elias, ela afirmou que o filho mais velho, Esaias da Conceição, havia lhe tomado o cartão e desde então passava necessidades, ainda acrescentou que sofria maus-tratos. Sua aparência frágil dava credibilidade à conversa; e ao mesmo tempo, seu jeito simples, cativante, mexeu e revoltou todos que ouviram seu relato e não foi diferente com a delegada da Deam, Juliana Fontes.
“Todas as denúncias que chegam aqui sempre serão apuradas. Porém, não houve crime. Eu fui a casa deles, e o filho dela veio aqui prestar depoimento, o cartão foi perdido pelo outro filho (o mesmo que estava com ela na prefeitura, Elias) exatamente há um mês, quando tiraram pela última vez o pagamento dela”, explicou a delegada.
Juliana também recriminou a atitude de Elias que culpou o irmão por algo que ele não fez, porém, dona Josefa disse que o filho mais novo ‘não é muito certo da cabeça’. “Ele é assim minha filha, não gira muito bem”.
Como você perdeu o cartão da sua mãe?
“Na hora que eu peguei e ajeitei as coisas, cheguei na porta de um mercadinho de uma pessoa conhecida da gente mesmo, do caba do carro, ai eu peguei fiz um cigarro, fiquei na rua, e quando eu procurei nos bolsos não achei mais, e nem tinha colocado em lugar nenhum”, relata Elias que depois arrumou toda essa confusão para o irmão mais velho.
“Jamais, Deus me defenda, meu Deus!, eu tenho é para dar a ela que Jesus me dá de sobra”, exclama Esaias, agora tranquilo, uma vez que está livre das acusações.
A delegada deu mais algumas instruções para que ela possa recuperar seus documentos, registrou tudo e os liberou. Foi um alívio para todo mundo. Dona Josefa disse que é cliente do banco Sicoob, e agora vai tirar um novo cartão.
Casos de apropriação de benefício são comuns aqui?
Não temos registros tão elevados, mas acreditamos que no município existam muitos, porque muitos idosos são vítimas de apropriação e desvio de pensão, benefício etc.
Neste caso, como o de dona Josefa, é evidente que ela não pode tomar conta do dinheiro dela. Quando é que passa a ser crime, alguém administrar a renda de outra pessoa?
Quando se dá uma destinação diversa da finalidade, ou seja, o dinheiro da aposentadoria, da pensão tem que ser para os cuidados do idoso: alimentação, remédio etc., e se for usado em benefício do cuidador passa a ser crime.
Como as pessoas devem fazer quando sabem de casos assim?
Podem ligar para o (75) 3282-5362, ou a denúncia pode ser feira através do disque 100, é uma ligação gratuita de qualquer telefone e sempre será encaminhada aqui para a Deam de Paulo Afonso.
Entenda o caso:
– Mulher de 70 anos denuncia filho por ter lhe tomado o cartão de aposentadoria em Paulo Afonso




