A caminhada iniciada esta noite, na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, com a Procissão da Luz, celebra os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, em Portugal.

Padroeira da diocese de Paulo Afonso, a festa de 2017 tem o seguinte tema: ‘Nossa Senhora de Fátima, 100 anos de fé e devoção’. Trazida nos ombros dos homens do Terço, segue a luz na noite fria e escura das ruas de Paulo Afonso até chegar à Catedral.

Nossa Senhora é a Mãe da Igreja, da fé que nasceu das diferenças, mas que pela conversão se anulam, todos filhos, não importa a origem. Por isso rezar à Virgem, como diz o poeta ‘é mais comovente e próximo’, serão 10 noites para festejar a Mãe de Deus e nossa.

A fé que conforta: Pe. Roni lembrando as famílias que perderam entes queridos especialmente nesses dias, pediu um minuto de silêncio, a assembleia atendeu:

″Nós momentos difíceis nós devemos pedir a Deus que nos ajude a entender o mistério do nascer e do morrer, mas a vida não termina na morte, nós temos a ressurreição, por isso vamos pedir um minuto de silêncio, em memória de Rogério e Valdomiro, rezar pelos familiares que passam por esse momento tão difícil de luto e silêncio″, pediu o pároco.

Como se trata de uma data especial, apresentamos um pequeno vídeo mostrando as aparições de Nossa Senhora às crianças, depois uma breve mensagem do bispo dom Guido que está em São Paulo participando da 55ª Assembleia da CNBB, e Pe. Ednaldo presidiu a missa acompanhado pelos noiteiros: Arautos, Terço dos Homens, Catequese, EAC e coral da Catedral.

Ser criança, como as de Fátima
″Nossa Senhora apareceu a três crianças: inocentes e simples, e é assim que Maria se apresenta, e para entendê-la, assim como à Palavra, é preciso ser como criança, o próprio Jesus quem falou: ‘deixem vir a mim as crianças’, só quem tem ingenuidade e pureza entende as coisas grandiosas do céu, muitas vezes a nossa sabedoria quando adultos fecha o nosso coração″, continua Pe. Ednaldo com a homilia:

O discernimento veio com o Espírito Santo
″Somos chamados a meditar cada vez mais com a palavra, dobrar o joelho e ter humildade, ler como uma criança que busca na palavra vida eterna. A bíblia cria uma espiritualidade de serviço, de humildade e de amor, que são os sinais que o mundo precisa.″

Redescobrir os valores
Pe. Ednaldo falou que só as crianças podem fazer a revolução necessária a partir da educação dos pais, e que a sociedade precisa redescobrir seus valores: ″O valor da família, da fé e da moral″.

Maria serva
″É importante ver que Maria foi abençoada porque foi simples, confiou, ela entrega a sua gestação nas mãos de Deus, faça-se em mim segundo a Tua vontade″.

Terminada a celebração continua a festa na praça da Catedral, com quermesse, música popular brasileira, principalmente forrozinho e muita comida nas barraquinhas. Lembrando que no dia 12, acontecerá o bingo de três prêmios: uma central de ar condicionado, uma poupança no valor de R$ 2 mil e uma moto.
Confira toda programação do novenário:

2ª noite
Pe. Alberto (Canudos) com os noiteiros das comunidades de Santo Expedito, São João, Pastoral Carcerária, apostolado da Oração, coral: Isael, doação arroz.
Convidados: Comissão de Justiça e Paz
3ª noite
Presidente Pe. Luiz Tibúrcio, noiteiros das comunidades de Santa Luzia, ECC, Pastoral Familiar, convidados: comerciantes, comerciários, coral ECC e a doação: feijão.
4ª noite
Pe. Gilmar e Pe. Adriano com as comunidades de São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição, EJC e os convidados são os Funcionários Públicos e aposentados, coral: EJC e doação: café.
5 ª noite
Pe. Helton, Pe. Fabrício e Pe. Jailton, noiteiros: Comunidade São Judas, Mãe Rainha, Apostolado de Mãe Rainha, convidados da Saúde, coral: José Ivan e Cia, doação: farinha.
6ª noite
Bispo dom Gabriel (Floresta-PE), noiteiros comunidade São José, Santa Rita, Cursilho, convidados: Militares, doação: óleo.
6 horas Oração do Ofício
18 horas carreata (saindo da Catedral) presidente dom Guido. Noiteiros: paróquias da Ilha. Convidados: motoristas e motociclistas, coral Nossa Senhora de Fátima, doação: massa de Cuscuz.
Após a celebração, 6 grande show de Pe. Joãozinho.
7ª noite
Pe. Marcílio (Glória-BA), noiteiros: comunidades São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, RCC, e a doação é de leite.
8ª noite
Presidente dom Bento (Juazeiro-BA), noiteiros: comunidades Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Legião de Maria, convidados: Novas Comunidades, religiosos, Fundame e Vicentinos, coral: João e Angélica, doação: macarrão.
9ª noite
Frei da Sagrada Família, noiteiros: comunidades Santa Terezinha, Nossa Senhora da Saúde, bíblicos, Focolare, convidados: Educação. A doação será de açúcar.
Lembrando que nesta noite, terminada a celebração, acontece o bingo de três grandes prêmios: central de ar condicionado, uma poupança de RS 2 mil e uma moto.
10ª noite
6 horas Oração do Ofício
18 horas carreata (saindo da Catedral) presidente dom Guido. Noiteiros: paróquias da Ilha. Convidados: motoristas e motociclistas, coral Nossa Senhora de Fátima, doação: massa de Cuscuz.
Após a celebração, 6 grande show de Pe. Joãozinho.





