15 de dezembro de 2025

Falta de legistas em Paulo Afonso. Pai espera há dois dias para IML liberar corpo de única filha

Por

Redação (pa4.com.br)

 

Vitória, de 19 anos, morreu no último domingo (13), vítima de acidente de trânsito em Jeremoabo, Bahia. Fotos: rede sociais.

Uma família de Jeremoabo, cidade distante 85km de Paulo Afonso, espera há dois dias para ter a liberação do corpo da jovem de prenome Vitória, de 19 anos, que morreu em um acidente na noite de domingo (13), na BR-235. A informação da angustiante espera foi confirmada pelo pai da vítima, o comerciante Chiquinho, que é proprietário de um lava-jato na cidade vizinha na manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro na sede do IML de Paulo Afonso.

Ele disse que o corpo deverá ser levado para a cidade de Juazeiro, na Bahia, localizada cerca de 400 km de Paulo Afonso. O motivo: falta de legistas.

De fato, uma reportagem produzida pela jornalista Ivone Lima, publicada recentemente pelo site pa4 (veja aqui), mostra que o atraso na liberação dos corpos é em consequência de um quadro de profissionais aquém do necessário, o que acrescenta dor e desespero à familiares enlutados.

“Cumpre observar que, a estrutura do Departamento de Polícia Técnica de Paulo Afonso não é ruim. Ao contrário, está numa situação superior ao de muitos municípios de maior porte Bahia afora, o problema, explicou a recém-coordenadora do DPT, Nancy Cavalcanti, “é a deficiência no quadro pessoal”.

“Nós temos atualmente apenas três médicos, três criminais, dois técnicos e dois auxiliares de necropsia. Este corpo não fecha nenhuma escala semanal, porque a gente numa escala semanal, num regime de 24 por 72 horas, deveríamos fechar quatro escalas para ter uma equipe todos os dias e isto não acontece, justamente pelo quadro de pessoal deficiente”, explicou.

Desses três médicos, dois com 40 horas tiram sete a oito plantões mensais, prossegue Nancy, “e um médico que sé tem 30 horas que tira cinco plantões mensais. Então mesmo que aconteça um mês com todos esses profissionais trabalhando, ou seja, ninguém de férias ou licença a gente fecha uma escala de 21 dias.”

A solução encontrada é buscar apoio técnico a quase 400 quilômetros na cidade de Juazeiro, disse o texto.

O acidente

De acordo com o jornalista Pedro Son do portal jeremoabo.com.br, o acidente fatal aconteceu por volta das 20h do último domingo (13). A jovem Vitória estava em uma moto quando houve uma colisão com um veículo D20 carregado com caixa de abelhas, na BR 235. A D20 ia em sentido a Canché e a moto para a sede do município de Jeremoabo BA quando ocorreu o choque entre ambos.

Vitória era filha única de Chiquinho proprietário de um lava-jato na cidade, e auxiliava o pai nos serviços.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!