Faleceu na noite deste sábado, 1º de abril, o Professor Alcivandes Santos Santana, aos 51 anos. A informação foi confirmada pelo irmão, Gilberto Santana, por volta das 22:27. Ele lutava contra um câncer há anos. “Com muita tristeza informo que o meu irmão, o professor Alcivandes Santana acaba de falecer.
Consternados, familiares e amigos lamentaram a perda do educador, mas exaltaram sua determinação e vontade de viver: “Exemplo de luta, força, fé e superação! Deus o acolha no repouso dos justos”, escreveu Marciel Theodoro.
Alcivandes Santana – Nasceu em Paulo Afonso em 30/06/1971.
Já atuou no Colégio Carlina Barbosa de Deus em Paulo Afonso, no Programa UNEB 2000 em Paulo Afonso e Jeremoabo, na Rede Estadual de Ensino da Bahia e na Faculdade Luís de França.
Já foi Secretário de Educação de Santa Brígida/BA onde mora e trabalha há muitos anos.
O Professor e historiador Alcivandes Santana é Licenciado em História pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA. É especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UNEB e em História do Nordeste pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF. É Professor de História do Nordeste e Teorias da História, e já teve artigos publicados em revistas acadêmicas como a RIOS, da UNIRIOS. Era membro da Academia de Letras de Paulo Afonso.
O poeta, escritor, historiador e também artista plástico Alcivandes Santana também escreveu os livros: O Messianismo de Pedro Batista e a Cultura Popular em Movimento, Madrinha Dodô – 20 anos de Saudades (2018) e Cultura Popular e Patrimônio a Serviço do Turismo (2019).
Que DEUS conforte familiares e amigos nesse momento em que o Professor Alcivandes retorna a casa de Senhor Deus, o Professor será lembrado pelas suas obras e ensinamentos.