O delegado André Viana foi nomeado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) como o novo delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, substituindo Heloísa Brito no cargo. Com uma vasta experiência na segurança pública, Viana atualmente ocupa a chefia da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Depin) e agora assume o desafio de comandar a Polícia Civil em todo o estado.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso e excelência no serviço policial, André Viana já foi delegado em Paulo Afonso por duas vezes, exercendo as funções de delegado municipal e regional. Nunca escondeu seu apreço por Paulo Afonso, cidade pela qual sempre demonstrou carinho e reconhecimento ao longo de sua carreira.
Na Polícia Civil da Bahia desde 2001, Viana iniciou sua trajetória como agente de polícia judiciária em Sergipe, onde atuou entre 1996 e 2001, antes de ser aprovado em concurso para delegado. Desde então, acumulou especializações e ocupou cargos estratégicos na corporação, adquirindo experiência que agora levará ao comando da Polícia Civil baiana.
Qualificações e trajetória na segurança pública
Entre suas qualificações, André Viana possui certificações nos cursos de operador tático, atirador de precisão, gerenciamento de crise e negociação pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT). Ele também se especializou em combate a sequestros, com formação no Equador pela Polícia Nacional (Unidade Antissequestro), além de cursos em operações táticas especiais pela Polícia Civil da Bahia.
No campo acadêmico, Viana possui uma pós-graduação em gestão de segurança pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e um MBA em gerenciamento de projetos pela Unifacs. Sua experiência em cargos de comando é ampla, tendo sido delegado titular em Paulo Afonso, coordenador regional da Polícia Civil em Ilhéus, coordenador geral da Coordenação de Operações Especiais (COE) e diretor do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil da Bahia.