No coração de Paulo Afonso, a Praça das Mangueiras perdeu um de seus símbolos: a estátua de Maria Bonita, a icônica companheira de Lampião. O monumento, que homenageia a cangaceira nascida no Povoado Malhada da Caiçara, foi recentemente removido da praça e levado para o Museu Maria Bonita, localizado na casa onde ela nasceu, na área rural de Paulo Afonso.
O escritor e historiador Luiz Rubem enviou um vídeo para a redação do @sitepa4, mostrando o momento em que a estátua é instalada no novo local de exibição. Rubem, que foi responsável pela restauração da Casa de Maria Bonita entre 2005 e 2008, não aprovou a mudança. Segundo ele: “Se for para botar na Casa de Maria Bonita, a influência é muito pouco para promover o nome dela. O ideal seria na entrada da Ponta Metálica ou ali na Polícia Rodoviária Federal no Distrito Industrial, ou ainda na entrada do Xingozinho em direção ao Sítio do Tará e Malhada da Caiçara, que seria o chamativo para fazer a visita à Casa de Maria Bonita. Eu acho que foi um erro estratégico muito grande.”
Junto com o vídeo, um áudio de uma moradora local revelou que a decisão de transferir o monumento foi tomada pelo prefeito da cidade. Segundo ela: “O lugar dela é aqui. Aí foi, trouxe e botou lá, a Maria Bonita. Foi o prefeito, ele disse que lá (na praça) não tinha nada a ver. Aí pegou e trouxe e botou lá, ele disse – pronto, deixa ela aqui.”
A mudança gerou controvérsia nas redes sociais. A página “Paulo Afonso como eu vejo” no Instagram comentou a decisão da prefeitura: “O que não falta na região é pedra para fazer uma maior ou menor, ou o bando de Lampião todo. É surreal essa prefeitura!!!! Fazer algo assim sem consultar o povo, nada!!!!”
Assista ao momento em que o monumento é erguido em seu novo lar: