A sete meses das eleições para a presidência da República, para o Congresso Nacional, para governos estaduais e assembleias legislativas dos estados federados, a campanha política informal já movimenta os pré-candidatos com articulações, alianças espúrias e ideologicamente incorretas, promessas requentadas e, é claro, o assistencialismo imediatista do “é dando que se recebe ”, vício coronelista de antes, costume de hoje na seara provinciana da subtraída pátria amada Brasil.
Neste contexto, ouvir reservas morais que fazem exceções à regra como paradoxo (contrárias à opinião comum) da escrachada classe política massificada depreciativamente pela população, este escrevinhador conversou com o prefeito reeleito de Paulo Afonso, Luiz de Deus, que, simultaneamente a esta entrevista, foi beneficiado com uma decisão judicial que ratificou os decretos municipais relacionados com a COVID 19, contestados por uma ação popular na 1ª Vara Cível da Comarca do Judiciário local.
Senhor prefeito, finalmente, depois de reiteradas deliberações da cúpula do PT, (Partido dos trabalhadores), para escolha do pré-candidato ao governo do Estado da Bahia, ficou decidido que o senador da República pelo PSD, Otto Alencar, encabeçará a chapa majoritária do Partido vermelho, apesar dos “petistas de carteirinha” reagirem com indignação, haja vista as adversidades históricas entre estas duas agremiações políticas. Na polarização desta decisão encontra-se o ex-prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, DEM, avaliado como o melhor gestor público do Brasil nos últimos tempos. Qual desses pré-candidatos V.Exa. aprovaria para governar a Bahia em outubro próximo?
Eu já estou decidido. Meu voto será do senador Otto Alencar sem dúvida nenhuma porque o conheço há mais de quarenta anos e sei de sua capacidade de fazer, e sei que fará muito mais pela Bahia e pelo povo como governador eleito democraticamente. È um político que adquiriu na Bahia um conceito excepcional e eu votaria no Dr. Otto quantas vezes se fizerem necessárias.
Luiz de Deus, a largada já foi dada rumo às urnas para as eleições de outubro deste ano. Vários pré-candidatos, informalmente, já fazem o corpo a corpo, o porta a porta e alguns até colocaram adesivos em seus carros suscitando suas pretensões eleitoreiras, apesar dos “rigores” da Lei. O secretário do Governo Municipal, Luís Humberto, o Luizinho, PSD, em entrevista ao PROGRAMA RADAR DA ANGIQUINHO FM, afirmou categoricamente ser pré-candidato à Assembleia Legislativa da Bahia. Luizinho é o pré-candidato do Governo Municipal?
Eu não posso dizer que Luís Humberto é o candidato do Partido do senhor prefeito, mas digo que é um bom candidato juntamente com o deputado Paulo Rangel, PT, que concorre à reeleição, e, em quem se votar, está votando muito bem porque são dois homens sérios, capazes, trabalhadores e defensores dos interesses de Paulo Afonso e região.
Luiz de Deus, recentemente o deputado Paulo Rangel, no RADAR 98,5 da ANGIQUINHO FM, criticou a Gestão Municipal dizendo que a Saúde Pública em Paulo Afonso está um caos. O que o senhor tem a dizer sobre este afirmação, (“fogo amigo”), do parlamentar petista?
Olhe Pamplona, qualquer cidadão na Democracia tem o direito de externar o seu ponto de vista, inclusive o deputado Rangel, e se ele está achando que está um caos eu não acho e a população também, apesar de toda dificuldade que estamos passando o atendimento é excepcional. Se você comparar com outros municípios vizinhos e da maioria do Nordeste, nós estamos bastante à frente. A assistência à Saúde não se restringe apenas a Paulo Afonso. Nós atendemos nove municípios da Bahia e mais três estados federados circunvizinhos que nós atendemos por aqui e estamos sempre de portas abertas para atender todo mundo que precisa de assistência médica. Esse parecer negativo de Paulo Rangel no ar de uma emissora de rádio é uma questão pessoal e ele deveria esclarecer porque ele acha que a Saúde aqui está um caos, e, apesar da Pandemia e outras moléstias que aparecem de tempos em tempos, temos prestado uma assistência digna ao nosso povo.
Para concluir, de maneira geral, o que o senhor tem a dizer aos seus munícipes sobre a Saúde e a famigerada COVID 19/ÔMICRON?
Olhe, o momento que a gente vive é de muita dificuldade. A passagem do hospital Nair Alves de Souza sem eu não ser consultado para a Prefeitura de Paulo Afonso trouxe dificuldades enormes. Não podemos continuar com este status quo, temos que encontrar uma solução para este problema e estamos aguardando e verificando se a Organização Social é uma boa alternativa. Enfim, estamos averiguando como equacionar de vez esta questão. Quanto à Pandemia, recomendo cuidados e obediência aos ditames da OMS e da ANVISA para erradicarmos das nossas vidas este mal maior do século XXI. Obrigado a todos!





