13 de junho de 2025

“Encontramos caos financeiro e organizacional”: secretária de Saúde é sabatinada na Câmara de Paulo Afonso e detalha crise no HNAS, medicamentos e retomada de cirurgias

Por

Redação

A secretária municipal de Saúde de Paulo Afonso, Renata Fernandes, foi sabatinada nesta segunda-feira (2), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, após convocação do vereador Jailson Oliveira (PP), líder da bancada de oposição. O requerimento com os temas de interesse público foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares.

Renata Fernandes, que é doutoranda em Enfermagem pela UFBA, mestre em Enfermagem e atua na gestão pública municipal desde 2006, apresentou um panorama da saúde no município antes de responder aos questionamentos dos vereadores. Durante cerca de uma hora de apresentação, ela destacou os desafios da pasta, incluindo dívidas herdadas e problemas estruturais nas unidades de saúde.

Gestão herdou dívidas e enfrenta estrutura precária no HNAS

Logo no início, a secretária informou que a atual gestão do prefeito Mário Galinho assumiu a prefeitura com mais de R$ 42 milhões em dívidas somente na área da Saúde. Ela também abordou a situação crítica do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), que em 2024 recebeu pelo menos 12 visitas de inspeção de órgãos como o Ministério Público, Sesab, Ebserh e outros vinculados ao setor de saúde. Todas as instituições condenaram as instalações físicas e os equipamentos da unidade.

Durante sua apresentação, em diversos momentos, a secretária usou o termo “caos” para descrever o cenário encontrado. O primeiro slide da apresentação foi intitulado: “Análise da situação da saúde encontrada: caos financeiro, caos estrutural e caos organizacional”. Ao ser lembrada pelo vereador Jailson de que já ocupou cargo de gestão no HNAS durante a administração anterior, insinuando que também foi responsável pelos problemas, Renata rebateu: “Eu era uma voz perdida na multidão, não tinha autonomia”.

Novo centro cirúrgico deve ser entregue em até três meses

Durante a sabatina, Renata Fernandes anunciou que um novo centro cirúrgico está em fase final de obras e deve ser entregue em até três meses. Segundo ela, a interrupção das cirurgias gerais e ortopédicas no início do ano fez parte de um plano de contingência acordado com o Governo do Estado, Ministério da Saúde e Prefeitura. A secretária garantiu ainda que a nova estrutura já contemplará a nova autoclave adquirida no início da gestão Galinho.

As cirurgias pediátricas de urgência (até 14 anos) retornaram no último domingo, 1º de junho. As cirurgias eletivas ainda não têm data confirmada, mas existe contrato vigente entre o Hospital Núcleo Vida e o Estado faltando apenas detalhes.

Falta de medicamentos e falhas na gestão de farmácias

Outro tema abordado foi a falta de medicamentos nas unidades de saúde do município. Renata reconheceu o problema e afirmou que há desfalque de insumos em algumas unidades, sobrecarga na farmácia central e falta de controle nos sistemas de distribuição. A gestora afirmou que uma nova licitação será aberta para normalizar o fornecimento e prometeu a reestruturação do sistema de gestão de medicamentos.

Questionamentos firmes, mas com respeito

O vereador Jailson Oliveira foi o parlamentar que mais fez questionamentos à secretária, abordando temas como o retorno das cirurgias eletivas, a falta de medicamentos, e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que utilizam o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), especialmente em Recife. Apesar das cobranças, a sabatina transcorreu de forma respeitosa.

Assista abaixo, a íntegra da sessão e a sabatina com a secretária de Saúde:

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!