
“Em Brasília na reunião da Bancada Baiana com o Presidente Arthur Lira buscando soluções para ajudar nosso povo que tem sofrido com as fortes chuvas no nosso Estado da Bahia. O Presidente Arthur se solidarizou conosco e disse que vai nos ajudar tanto na alteração de lei, como na criação de um fundo emergencial que garanta recursos para salvar vidas, desobstrução de vias e reconstrução de estruturas danificadas por desastres ambientais”, afirmou o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), após reunião na manhã desta terça-feira, 28 de dezembro.
Após o encontro, Mário Júnior e os demais parlamentares chegaram a conclusão de que é necessária a criação de um fundo emergencial para garantir recursos a estados e municípios para reconstrução de estruturas danificadas por desastres ambientais, como o que tem acontecido no sul da Bahia.
“Muitas coisas podem ser evitadas se tivermos um programa permanente de reconstrução e de prevenção. Para isso, essa medida legislativa deve ser estudada”, disse Lira. De acordo com a Agência Câmara Notícias, o deputado ainda disse que as ações imediatas são de responsabilidade dos executivos federal, estadual e municipais e devem focar salvar vidas, acomodar, alimentar e tratar os afetados.
Até o momento, cerca de R$ 19 milhões já foram disponibilizados pela Defesa Civil Nacional para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. O governo federal também disponibilizou crédito extraordinário de R$ 200 milhões para Nordeste, Sudeste e Norte por causa de estragos causados pelas chuvas.
Pelo Twitter, após a reunião, Lira também afirmou que serão feitas alterações de lei para permitir que estados em situação de catástrofe recebam atendimento mais rapidamente e “sem tantas burocracias”, como mesmo definiu.








