23 de julho de 2024

Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado (14); saiba o horário do fenômeno em Paulo Afonso

Por

Redação, sitepa4

🌞✨ Neste sábado, 14 de outubro, o Brasil será presenteado com um raro eclipse solar anular! Esse fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e seu diâmetro aparente fica um pouco menor que o do Sol, criando um impressionante “anel de fogo” no céu.

🌟 Alguns estados estarão na faixa de anularidade, onde o eclipse será total, e o “anel de fogo” será visível. São eles: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba (com João Pessoa na faixa), Pernambuco e Rio Grande do Norte (com Natal na faixa).

Em outras partes do país, o fenômeno será parcial, com uma parte do Sol “mordida” pela Lua.

🌞🌘 O horário do eclipse em Paulo Afonso? 🕰️

O eclipse solar começará na parte da manhã e, embora a primeira observação ocorra na costa oeste dos Estados Unidos, o Brasil terá a oportunidade de testemunhar esse fenômeno astronômico durante a tarde. O eclipse terá uma duração aproximada de duas horas, com o ponto alto durando cerca de cinco minutos.

Segundo a página Time and Date, o horário do ponto máximo do eclipse em Paulo Afonso será às 16:47. Prepare-se para apreciar esse espetáculo único no céu da nossa região! 🌌🔭

🚫 Lembre-se de que observar o Sol diretamente pode prejudicar sua visão. Use óculos de proteção específicos para a visualização de eclipses solares, filtros solares apropriados ou observe o reflexo do Sol. Evite o uso de placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou qualquer dispositivo inadequado para a observação solar segura.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!