
Por Epidauro Pamplona
Ao entregar em definitivo o magnifico Hospital Regional do Alto Sertão à população sertaneja em Delmiro Gouveia, (equipado com tecnologia de ponta para o século XXI, haja vista sua eficiência comprovada no combate à COVID 19 e dotado de Maternidade, Ortopedia, UTIs, Centro de Diagnósticos, Exames de Qualidade, Cirurgias, Mamografia e Pronto Socorro 24 Horas para urgências e emergências, Acidentes, Infartos, AVCs e afins), o governador recebeu na terra do pioneiro, o Dr. Aristóteles Ferreira, aprovado em concurso público de provas e títulos, que assumirá a Coordenação Geral de Utis do HRAS, convidado pelo secretário de Saúde de Estado, Dr. Alexandre Ayres.
No caso em tela, vale reiterar a máxima da sabedoria popular de que “santo de casa não faz milagre”, basta ver, que, apesar de toda celeuma de anos sem UTIs em Paulo Afonso, o renomado médico com seu proveitoso Know-how nesta área, por questiúnculas politiqueiras, jamais foi chamado sequer para opinar sobre o assunto, demasiadamente vergonhoso e crônico na Medicina da “capital da energia”. Até quando abusarão da paciência do povo? (Quosque tanden abutere patientia populi?) Suscitando Cícero, o romano.
DELMIRO GOUVEIA-AL, HOSPITAL REGIONAL DO ALTO SERTÃO: “UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL!”
Com a “saída à francesa” da CHESF da direção do Hospital Nair Alves de Souza em Paulo Afonso que atendia os estados federados circunvizinhos da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, os enfermos ficaram ao deus-dará com a Saúde Pública assistida pelas capitais e outras cidades destes estados, causando sofrimentos psicossomáticos, (na mente e no corpo), nas remoções dos pacientes e despesas absurdas para o contribuinte, pagador de impostos que enche os cofres municipais.

Contudo, os tempos estão mudando nesta área para melhor. Cidades adjacentes dos estados citados cujos doentes procuravam o HNAS em Paulo Afonso-BA, inclusive Delmiro Gouveia, segundo o governador Renan Filho e a prefeita da terra do pioneiro, Ziane Costa, ambos MDB, as portas do HGAS nesta cidade estarão sempre abertas para todos que necessitem de assistência médica sem exigência do “cara-crachá”, (controle de acesso), usado tempos atrás pelo Hospital da Chesf, até como agradecimento pelos alagoanos atendidos outrora nesta ora degradante unidade de Saúde Pública. Ainda bem…
BAHIA: NA CORRIDA PARA AS ELEIÇÕES DE 2022, GOVERNADOR “RUI CORRERIA”, PT, CHEGOU MAL E ATRASADO!
Em um precedente inusitado na Bahia, o fuzuê, (orgia), patrocinado pelo Partido dos Trabalhadores para escolha da chapa majoritária ao Governo do estado em suas deliberações, defenestrou, (descartou), da cabeça de chapa o senador Otto Alencar, PSD, e frustrou a expectativa do vice-governador João Leão, PP, de governar a Boa Terra em um mandato tampão até o início de janeiro de 2023. Os desacertos e farpas trocados entre criador e criatura, Jacques Wagner e Rui Costa, respectivamente, para encontrar o candidato adequado, infelizmente para o Partido partido que parece começar a implodir na Bahia, profetizam a eminente tragédia anunciada com a escolha do atual secretário de educação, Jerônimo Rodrigues, haja vista ser este o responsável pelo 3º pior índice do país no Ensino Médio avaliado pelo IDEB, antes da Pandemia que o agravou.

Nem mesmo a reboque do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto, Lula da Silva, PT, o homônimo do Herói do Sertão das radionovelas do gênero nordeswestern, adaptada para TV, cinema e quadrinhos nos anos setenta, deverá alçar nada mais do que um curto voo de galinha. Quem viver, certamente verá!





