20 de dezembro de 2025

Declaração da secretária de Educação revolta pai e avó de garoto que bebeu água sanitária em creche

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Hiago Almeida, pai da criança e Elza Brito, secretária municipal da Educação. Foto: TV Bahia.



 

 

O caso do garoto de 2 anos que ingeriu água sanitária pensando ser potável, na creche municipal Lar da Criança Feliz, continua repercutindo em Paulo Afonso. O assunto foi pauta em vários sites de notícias e programas de TV em nível estadual.

 

Na última segunda-feira (26), a criança precisou ser internada no Hospital Nair Alves de Souza, após passar mal quando bebeu um copo de água sanitária que estava num copo descartável em cima de um birô da creche.

 

Após o ocorrido, a prefeitura de Paulo Afonso informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas para que a criança recebesse atendimento médico desde a segunda-feira (25), quando aconteceu o fato, inclusive acompanhando o atendimento no Hospital Nair.

 

Na madrugada desta quinta-feira (28), o menor foi transferido para a cidade de Recife, para o Hospital da Restauração, em uma UTI disponibilizada pela Prefeitura, e foi acompanhado pela mãe. A gestão também ofereceu a ida do pai, inclusive arcando com as despesas necessárias. O menino deixou Paulo Afonso por volta das 3h e deve ser submetido a uma cirurgia no abdômen, mas não há detalhes quanto a data.

 

Até aí, a relação entre prefeitura e família da vítima estava indo bem, porém, no início da tarde de hoje (28), uma declaração da secretária da Educação Elza Brito, deixou o pai da criança, Hiago Gabriel Almeida, indignado.




 

Ao ser entrevistada por uma emissora de rádio local, Elza disse que “a criança já vinha com problemas de saúde”. Veja trecho das declarações:

 

“Quando a criança deu entrada novamente no Hospital e foi atendida, nossa equipe acompanhou até o final da noite e ficamos por dentro de toda a situação, mas o que ocorre é que os médicos relatam que não há uma relação do que a criança vem apresentando com a ingestão dessa água sanitária que foi mínima, havia uma quantidade no copo, ele ingeriu um pouquinho, quando ele sentiu o sabor do liquido, ele colocou para fora e depois vomitou bastante. A ingestão foi mínima que provocou esse vômito, mas ele como já vinha com esse problema e inclusive os médicos colocam no prontuário que diz isso, nós conversamos com profissionais do Hospital e foi colocado que esse problema não tem nada a ver com a ingestão da água sanitária, esse problema a criança já vinha apresentando, ele está com problemas intestinais, realizou exames e isso está sendo acompanhado.”, disse.

 

O pai da criança respondeu às declarações da gestora: “A secretária da Educação falou que meu filho já vinha sentindo dores antes de beber a água sanitária, só que isso não acontecia, meu filho começou a sentir dores na barriga depois de ter ingerido a água sanitária, então agora quer dizer que eles estão querendo tirar o corpo fora?, meu filho se encontrava bem, você não sabe qual é a dor do pai ter seu filho todos os dias brincando com você, e agora ver seu filho internado no hospital, é muito triste”.

 

A avó paterna da criança também lamentou a fala da educadora e disse que a informação é mentirosa: “Eu queria saber de onde foi que ela tomou essa informação, que isso é mentira, o menino começou a sentir as dores na segunda-feira quando ele ingeriu a água sanitária, que na verdade nem água sanitária não é, é cloro, porque eles trabalham com cloro, cloro ativo, eles não trabalham com água sanitária. O que aconteceu foi o seguinte, o menino ele poderia ter um estreitamento, ou de esôfago, ou intestinal, foi isso que aconteceu, ele começou a sentir as dores na segunda-feira, não foi antes não, porque eu sou uma avó muito dedicada, meu filho também é, a mãe também. Se ele tivesse sentindo dores, a gente já tinha ido no hospital, que história é essa?, e na escola não viram não que o menino já sentia dores, como ela disse?, o menino se retorcendo de dor, é mentira!.”, declarou a avó.




 

Ainda durante a entrevista para emissora de rádio, a secretária atualizou as informações sobre o estado de saúde da criança e confirmou o apoio da prefeitura no caso:

 

“A prefeitura em todos os momentos deu apoio, assistência à família, inclusive acompanhando a criança, os pais e nós estamos a todo momento em contato com a família. Ela está em Recife após ser regulada e está no Hospital da Restauração com quadro estável durante todo o dia, ela deu entrada no Hospital da Restauração as 10h da manhã com quadro estável, a criança estava bem, bem assistida e em contato nosso com a família, a avó passou pra gente que a criança já passou pelo procedimento e está muito bem, apresenta um bom estado, respondeu bem ao tratamento, então falamos também com o pai para oferecer ajudar pra viajar e a avó passou que talvez não seja necessário porque talvez não faça mais essa viagem. Mas oferecemos o transporte e a hospedagem em Recife”.

 

Sobre as declarações da secretária Elza, o portal PA4.COM.BR procurou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso. Em nota, disse que buscará um parecer médico do hospital de Recife sobre o quadro da criança:

 

“Hoje foi instaurada uma comissão de sindicância administrativa para apurar os fatos ocorridos na creche. O setor jurídico da Secretaria de Educação ressalta que está realizando todos os procedimentos para averiguar a verdade dos fatos. No momento, aguardaremos o laudo conclusivo. Quanto a assistência ao garoto e a família, a Prefeitura de Paulo Afonso reforça todo o seu apoio, inclusive destinando um servidor para acompanhar a evolução da saúde da criança, bem como ter acesso ao parecer médico do Hospital da Restauração sobre o quadro apresentado, e assim esclarecer todas as questões referentes ao caso.”

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 41

  1. Morador de PA says:

    Lembrem do caos que era na gestão de um ex prefeito onde essa senhora era secretária. O prefeito tá perdido.

    • Rosembergue says:

      Pronto! Agora terminou ou começou mais um massacre para o prefeito Luiz de Deus. Se já não bastasse o secretário de saúde Ivaldo Sales acabando com a reputação na saúde agora mais do que nunca uma parceira para Ivaldo dar continuidade ao enterramento do prefeito juntamente com a secretária de educação Elza. Eita Lula a coisa tá encomendada pro seu lado. Procura um pai de santo ou um terreira de macumba pra ver se alivia.

    • Albetto says:

      Deixa de falar asneiras esse gestai consegue ser pior do que qualquer uma outra , me
      Diga aí algo que esse prefeito fez ? Cidade estar abandonado os postos de saúde uma bagunça e esse prefeito e seus apadrinahdos parecem viver em outro mundo ! Fora Luiz

  2. Henrique says:

    Mete um processo na prefeitura e pronto resolvido.

  3. A verdade says:

    Essa secretaria só tem ódio no coração, está acabando com a educação de Paulo Afonso. DR. Luiz deu um tiro no Pé. Desde que entrou só faz besteira. Já exonerou várias diretoras competentes e colocando várias incompetentes que nem se expressar sabem. DR. Luiz não ganha nem para presidente de associação.

  4. Hugo Quintella says:

    Essa professora elza vai AFUNDAR a educação de qualidade que O PROFESSOR SILVA deixou. comecou com a retirada de profissionais assim que ela chegou e hoje até os funcionários de lá sentem medo e arrepio dela. UMA PERSONALIDADE NON GRATA. vai com toda certeza acabar a educação municipal de Paulo Afonso.

  5. Jotinha says:

    A exoneração da Secretária e a demissão das funcionárias envolvidas é a melhor decisão aadministrativa a se tomar urgentemente.

  6. CHESFIANO says:

    ao meu ex colega de chegar dr luiz: seja sensato tire essa secretaria dessa pasta urgente. ela já mostrou em pouco tempo que não tem habilidade e competência para tal investidura. trata mal as pessoas não têm visão e acima de tudo dr Luiz ela não tem um pingo de coerência com seu governo e sua biografia.

  7. Anthony says:

    O negócio é que tudo envolve prefeitura , e tudo farinha do mesmo saco hospital e a creche , ela pode te ido no hospital e pedido qualquer laudo la pra eles prescrever, sem que a mãe saiba . Pq sabe que podem se prejudica , ai fica dizendo que o menino ja vinha com problemas , que dizer que na escola ele não se queixava e a dor . Isso e conversa rapaz nos que e pais responsável qualque coisa que nossos filhos sentem corremos pra emergência . . Se eu fosse esse pai eu colocaria um processo . Onde ja se viu coloca cloro em copo descartável onde tem criança principalmente . Acorda cambada . Só que é idiota vai come corda dessa secretária.

  8. Luis says:

    Secretaria de terceira categoria

  9. Sol says:

    A criança para ter ingerido o cloro era porque ele estava de fácil acesso, falta de atenção, e muita falta de responsabilidade, se tiramos nossos filho de dentro de casa E confiamos a uma escola seja ela qual for, queremos o máximo de cuidado assim como temos em casa, qualquer tipo de produto não deveria ficar exposto. independente da quantidade, a criança ingeriu, estão fazendo muito bem dar toda a assistência aos familiares isso é o mínimo, porque o sentimento que esses pais estão sentindo não tem reparo não, a agonia e o desespero, espero que a equipe da creche fique mais atentos quanto a exposição dessas crianças

  10. Romilda says:

    Todo olho é pouco para vigiar crianças. E onde já se viu colocar coisas indevidas em copo onde há crianças. O psicológico de qualquer pessoa é formado de que copo é para beber água ou qualquer coisa que seja líquido. Agora veja a tamanha irresponsabilidade de manuseiar produtos tóxicos em copos onde há crianças. Tão pouco deixar como se fosse água mesmo. Isto aconteceria com qualquer pessoa com sede é automático o comando da mente em relação à necessidade. Imprudência e das gravíssimas esta situação. Jamais deixe protudos toxicos ao alcance de crianças ,animais ou qualquer pessoa que seja incapaz. Isto vem no rótulo de todo produto ,sem discussão para justificar esta tragédia. Agora quem está sofrendo é a criança, incapaz, indefeza, sem conhecimento que por descuido de quem tem conhecimento pode vir a perder até a vida.

  11. Marta says:

    Se essa mulherzinha diz que a criança ingeriu um pouquinho de água sanitária e não fez mal a criança, então a senhora dê pro seu neto, já que não faz mal né, espero que o prefeito tire essa mulher da secretaria de educação pq ela não serve para trabalhar principalmente depois de falar essa asneira, não é da família dela, por isso não se importa!!

  12. Fiscal says:

    Não sei o que deu nesse abençoado prefeito de ter convidado uma criatura dessa como secrataria de educação ! Já errou com ….. e agora mais essa. !
    Secretaria de educação ! Cala tua boca pra não melar mais de …. o que tu anda fazendo ! Vai terminar teus estudos ! Não se mete onde não te cabe ! Totalmente sem cultura !

  13. Humanizador says:

    Essa secretaria foi muito infeliz em sua declaração, é revoltante saber que essa pessoa direta ou indiretamente é responsável por tantas outras crianças de nossa cidade fazer tal declaração em rede estadual. Uma vergonha! Mostra que não tem competência para o cargo que exerce! Sr. Prefeito, contrate pessoas qualificadas para esses cargos pelo amor de Deus.

  14. JUSTOS says:

    Ela pode. É sogra do neto do prefeito. Esse povo é assim..Agente é que devemos tomar vergonha na cara.
    .

  15. PEDRO PEDROSA says:

    Cadê a REFORMA do secretariado, foi para pior? Cadê a Selminha?

    Falta ainda vários e vários secretários.

  16. piao de trecho says:

    acorda ,,,,paulo afonso vamos tirar esta raca dos deuses de paulo afonso ..nao faz nada este cara .

  17. Tonho PA says:

    Tem que exonerar essa secretária, era para ficar calada. Boca fechada não entra mosca. Já os funcionários tem que fazer reciclagem, cursos, palestras, etc. Tem que está mais preparados para lidar com as crianças. Acidentes acontecem em todo lugar e o todo e qualquer ser humano, sem exceção, é passível de erro. Então: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mateus 7:1-5 Vamos rezar e orar, para que a criança se recupere, que Deus a abençoe.

  18. Observador says:

    E agora prefeito? A Carta Branca que o senhor Deus foi para essa criatura destroçar a sua vida pública? Incompetentes!!!!

  19. ANA says:

    UMA VERGONHA PARA A EDUCAÇÃO DE PAULO AFONSO

  20. Cidadão says:

    Por favor, alguém orienta essa família judicialmente, pois a longo prazo essa ingestão desse produto pode provocar CÂNCER, sem contar as lesões no esôfago e intestino.. Processe a todos envolvidos é causa ganha.Pois o que vocês familiares terão que gastar com essa criança ,pois toda alimentação será diferente tem remédio,consultas.Eu creio que se ela a criança estava na creche é por necessidade dos pais trabalharem e agora? NÃO TENHAM MEDO, PROCUREM OS DIREITOS DO SEU FILHO!!!

  21. Técnica de enfermagem says:

    Essa mulher é…!!! Vá ler e ver as consequências desse absurdo num organismo. A criança pode até não perder a sua vida mais as sequelas são graves.

  22. Mãe says:

    Bando de inrresponsaveis, essa secretária sem preparo,esse prefeito desgraçado.Se fosse com o neto de vocês a coisa seria outra.A palavra de ordem é:INRESPONSABILIDADE! INCOMPETÊNCIA!!;

  23. Jonas says:

    …essa secretaria em dizer isso

  24. Elio says:

    Humanização em saúde fala que as informações sobre quadro clínico do paciente só diz respeito ao mesmo e a sua família.
    Nesse caso, o MP deve analisar se houver uma infração da equipe médica ao prestar essa informação a uma pessoa estranha ao paciente.

  25. Elio says:

    Sigilo do prontuário, assim como de qualquer informação relativa ao paciente, inclusive sobre os seus exames realizados e os laudos que o acompanham e o integram, somente poderá ser violado mediante expresso consentimento do paciente ou de seu representante legal, ou mediante solicitação judicial baseada em justa causa.

    Resolução nº. 1605/2000 do CFM:

    Art. 1º – O médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica.

    Código de Ética Médica (Resolução CFM nº. 1.246/88), no seu artigo n°. 102, preceitua:

    É vedado ao médico:

    Artigo n°. 102 – Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente.

    Por sua vez, o artigo n°. 108 do mesmo Código dispõe:

    É vedado ao médico:

    Artigo n°. 108 – Facilitar o manuseio e conhecimento dos prontuários, papeletas e demais folhas de observações médicas sujeitas ao segredo profissional, por pessoas não obrigadas ao mesmo compromisso

    Por fim, a nota do setor jurídico da secretaria de educação, diz que está esperando paracer do Hospital da Restauração, acredito que essa unidade de saúde não será tão irresponsável quanto a unidade de saúde daqui e seus profissionais que violaram o sigilo que a lei impõe.

  26. ????? says:

    Sim e agora que saiu o laudo da criança que não foi ingerido água sanitaria vai postar a verdade ou não queremos saber

    • Luana says:

      Quem ligou pra mãe dizendo que o menino tinha ingerido água sanitária foi a diretora da creche, só o fato da criança ter pego o copo com água sanitária já comprova a irresponsabilidade do pessoal da creche, se o garoto já tinha problema com certeza isso só veio agravar.

  27. Paulafosina says:

    Isso tudo ocorrido é a falta de estrutura pq na verdade ali é uma casa improvisada as salas onde fica o dia todo com mais de 25 crianças não é sala de aula e sim quartos muito apertados quando tem reunião de pais não tem nem espaço ficamos no sol ou chuva. Já tempo de fazer uma ou mais creches aqui no centro pois entra governo e saí governo e nada de uma creche com estrutura para nossos pequenos

  28. ..... says:

    A incompetencia desta secretária é notória, ela deveria saber que divulgar laudo médico sem o conhecimento da familia, pode constituir crime que envolverá a mesma o médico e o hospital o qual está divulgando estes laudos sem o cohecimento da família do paciente. No afa de se defender você pode se complicar . Pense nisso.

  29. Paulo says:

    A demissão de varias diretoras de escolas…foi uma atitude certa.Agora esse problema ai não vou da minha opinião.Não confunda alho com bugalhos.

  30. ADELSON PEREIRA says:

    RESPONSABILIDADE DESSA PREFEITURA… SÓ PENSA EM AGRADAR UM GRUPO DE PARASITAS IRRESPONSÁVEIS QUE NÃO PENSAM NO SOCIAL, …POR FALTA DE INVESTIMENTO NO SOCIAL COMO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, CONCURSOS E EMPREGOS ACONTECE ESSA TRAGÉDIA COM UMA CRIANÇA…!!!!

  31. Joyce says:

    Era melhor ter ficado calada, erros acontecem, a prefeitura logo se prontificou em colaborar com o tratamento do menino que aparentemente parece já ter melhorado, agora ela
    está falando isso pra tirar o corpo fora para que a responsabilidade não recaia sobre ela.

  32. Iana Lima says:

    Aproveitam pra fazer politicagem, Elza Brito é uma excelente profissional se deu essas informações foi porque lhes passaram. Agora se os pais n sabiam do problema da criança negligência deles. Não misturem as coisas.

  33. Fbi says:

    Isso é reflexo de uma educação movida por contratado desabilitado, irresponsável que deixa as crianças a toa, enquanto não fizerem um concurso pra colocar gente habilitado . Será disso a pior. É vergonhoso na minha escola educação infantil topada de contratada burra . As crianças chegam no terceiro ano sem saber o próprio nome. Lote de preguiçosas e ainda se acham .
    Abre o olho elza , fiscalize de perto essas escola. Inclusive a merenda escolar. Como também escolas na zona rural repleto de parente do diretor e fazem o que querem cheios de moral e burrice

  34. Luiz says:

    Melhor secretaria recente da educação. Uma coisa n tem haver com a outra. A secretária n trabalha na creche. Ela n tem culpa do ocorrido. Ela demonstra q agiu prontamente tomando todas as medidas cabiveis. A irresponsabilidade é da diretoria e funcionários de apoio da creche. Esses sim devem levar nome de irresponsáveis. A secretária só tentou dar mais informações sobre o quadro clínico da criança e não se isentar da responsabilidade, tanto é que existe uma equipe interna estudando o caso. Parem de fazer política com um caso sério. É a vida de um inocente.

  35. Iana Lima says:

    E agora? Não ingeriu nada, a criança estava doente sim! Os pais gritaram, se aborreceram e tentaram denegrir a imagem da secretaria que na verdade sabia do que estava falando.

    É muito aqui aproveitaram pra politicar, acordem e vão lutar por coisas melhores e deixem de ser oportunistas. Deixem as pessoas desenvolverem seus trabalhos.

    • Pedro says:

      não ingeriu porque cuspiu, isso não tira a responsabilidade do pessoal da creche, foram eles que ligaram pra mãe dizendo que o garoto tinha ingerido água sanitária. não venha agora querendo tirar a responsabilidade do pessoal da creche. e a secretária devia deixar de falar asneira sem saber a verdade, ela é muito fraca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!