Equipe Extração Mineral e Cerâmica fiscaliza alvos oriundos de denúncias da sociedade civil

Exploração indiscriminada e degradação do meio ambiente são alvos da equipe de Extração Mineral e Cerâmica da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco. Durante a Operação, 11 cerâmicas e 10 minerações foram fiscalizadas. Houve a constatação de irregularidades e duas delas foram multadas e tiveram a interdição decretada.
O secretário de Meio Ambiente de Jeremoabo-BA, José Clécio, informou que “a empresa mineradora não possui sede no município e atua de forma despercebida”.
O coordenador da equipe, Aldijan Dias, reforça a importância da união entre a sociedade civil e os órgãos competentes. “Salvemos o Velho Chico; o rio da integração nacional! Nossas ações necessitam da parceria com a sociedade civil no sentido de informarem/denunciarem os possíveis danos e impactos ao meio ambiente oriundos da atividade irregular. É preciso essas atividades de campo para realizar ações efetivas nesses locais de ocorrências de crime ambiental e degradação do meio ambiente, tanto na calha do Rio São Francisco como nas imediações” aponta Aldijan.
Denúncias
A equipe ainda pontua que para além dos canais de comunicação para recebimento de denúncias, é necessário a efetiva fiscalização e exigência de profissionais habilitados e empresas regulares, para que, assim, sejam minimizados os impactos ao meio ambiente – ocasionados pela exploração indiscriminada.




