6 de dezembro de 2025

Combate às drogas – Ocupação salutar para os nossos jovens (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação

Uma das minhas decepções ao chegar em Paulo Afonso foi verificar que os peixes do São Francisco são muito mais sabidos do que eu pensava. A vara de pescar e os anzóis enferrujaram atrás da porta. Desconfio que o mal estava no pescador.

Entretanto, e nesse contesto, causa espanto que não haja atividade robusta de pesca em uma região coalhada de reservatórios, um cânion profundo e, no Acampamento Chesf, doze lagos artificiais. O que poderia ser dito é que poderia haver mais incentivos à atividade de pesca na região.

Como o consumo de drogas aumenta assustadoramente entre os jovens – e como está escrito que mente desocupada é tenda de Satanás -, seria produtivo, ou impõe-se, o incentivo às atividades de pesca na nossa região.

A matéria publicada no The New York Times de 11 de março de 2021, por Antonella Francini, versão em francês, é polpuda e esclarecedora, mesmo tocante. Vamos a ela:

O rio Sena tem sido local de atividades de pescadores mais velhos oriundos das classes populares e de aposentados matando o tempo às margens do rio. Mas hoje, uma geração mais jovem e diversa vem alterar esse quadro (Redação de Andrea Mantovani por citação de Antonella Francini).

Muitos desses jovens pescadores são atraídos para o cais da cidade pela possibilidade de novas aventuras. Há séculos que se veem parisienses amadores da pesca aos pés de Notre Dame ou da Torre Eiffel. São jovens herdeiros dessa tradição, mas eles a enquadram ao “gosto da hora” com suas próprias regras e seus códigos.
Daqui pra frente, uma bela pescaria não é mais sinônimo de uma refeição em família ou entre amigos. Em lugar disso, os pescadores postam nas redes sociais grandes fotos de várias espécies de peixes pescados no rio – antes de os soltar.

“A pesca é um esporte e os peixes são nossos parceiros de jogo. É por isso que nós os soltamos” explica Gregoire Auffret. ”Ninguém jamais vai exigir que um jogador de tênis coma a sua bola”, conclui um jovem de 21 anos

Compilação e tradução do francês por Francisco Nery Júnior

P.S. Em tempo: sem acesso à picanha e com o preço da carne nas alturas, nossos pescadores estão liberados para uma deliciosa moqueca de peixe.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!