
A queda brusca do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), neste primeiro trimestre de 2019, vem causando grande preocupação à Prefeitura de Paulo Afonso. Os novos números incidem em uma série de medidas, porém não afetarão os serviços prestados à população.
De acordo com a Secretária de Planejamento, Patrícia Alcântara, o imposto caiu 36,90% com relação ao primeiro trimestre de 2018, impactando em uma diferença de mais de 11 milhões a menos que o mesmo período do ano anterior. O ICMS arrecadado de janeiro a março de 2018 foi superior a R$ 30 milhões, enquanto o arrecadado em 2019 gira em torno R$19 milhões.
A secretária explica que a situação pode se agravar até dezembro, se as medidas cabíveis não forem tomadas. “Nos três primeiros meses de 2019 tivemos essa queda na arrecadação e isso é preocupante, visto que reduz a receita do município de Paulo Afonso. O ICMS é a principal receita da Prefeitura, e reflete diretamente no Índice de Responsabilidade Fiscal da Folha (IRFF), e frente à Lei 101/2000 a Lei de Responsabilidade Fiscal”, enfatiza Patrícia.

Ela ressalta que na esfera municipal, o limite máximo para gastos com pessoal do Poder Executivo é de 54% e que a gestão precisa tomar as medidas previstas em lei para que o IRFF se comporte inferior a este índice. “A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, na gestão do Prefeito Luiz Barbosa de Deus, tomará todas as medidas cabíveis e previstas na lei para que o Índice de Responsabilidade Fiscal da Folha, e os Índices da aplicação mínima de 25% na Educação e de 15% na Saúde sejam cumpridos, e os servidores e fornecedores continuem recebendo em dia seus salários e pagamentos”, frisa.
A secretária reforça que os ajustes serão necessários. “Essa não é a primeira vez que temos queda no ICMS, então tomaremos algumas medidas de redução de gastos, de controle de custeio, que serão focadas no funcionamento da parte administrativa. É um momento de contingenciamento, e as medidas judiciais cabíveis pra recuperação do ICMS já foram tomadas”, fala.
“O que estamos buscando é o equilíbrio financeiro, através da redução de custeio e de itens que incidem na despesa de pessoal, a exemplo de horas extras, como já previsto na LRF. Estamos trabalhando e ajustando para que os Índices de Responsabilidade Fiscal da Folha, o Índice da aplicação de recursos na Educação e na Saúde sejam cumpridos, bem como o pagamento dos servidores, do repasse do duodécimo da Câmara e fornecedores, sejam pagos em dia, como é a prática dessa gestão”, diz a secretária.
Ela lembra que apesar da queda do ICMS e a crise que assola o país, a Prefeitura de Paulo Afonso continua com todas as suas contas equilibradas, diferente da realidade de muitas prefeituras da região. “Apesar de toda a crise, temos uma realidade diferenciada em nosso município porque as contas estão em dia, salários, fornecedores e os serviços prestados todos em funcionamento, obras sendo realizadas, diferente do que vemos em alguns municípios vizinhos, inclusive em outros Estados. Isso é o retrato de uma gestão séria e compromissada”, conclui Patrícia.






Ele não quer nem fechar o canal de esgoto, ele só fecha até a Igreja Evangelilizadora, desta até o cânion aberta e fechada com lajotas. quando chove transborda.
O prefeito e o vice ganham o maior salario as Bahia, esse salario sera reduzido ?
Atrávez das AXILAS se a possível detectar o tipo de pele.. . .. reclamam da prefeitura… do presidente.. devolvam o concurso público da UNEB que vive subtraindo do povo através de COR DE PELE
É só reduzir o salário do prefeito, dos secretários e de um monte de puxa saco que ganham fortunas que já faz uma baita economia!
Estou com vc tem que começar diminuindo o salários dos secretários e cargos comissionados
Horas extras! Brincadeira! No posto da feira grande quem ão faz hora recebe e quem faz é escravizado. Ali a folga vadeia tem funcionario que não tem dois anos de prefeitura mais tem um banco de horas de mais de 400 horas folga como o senhor explica isso prefeito e ainda tem um bom salário e os que são de casa recebe quase o minimo me deixe viuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuLula!
É só baixar o salário dele e dos secretário já faz uma boa economia, e deixar de dar tanta promoção a certos funcionários traíra, abra o olho prefeito!
Basta reduzir o salário do prefeito, secretários e seu genro. Já faz uma economia grande. E estancar o que sai pelas torneiras da… Falta esse senhor tomar coragem e agir. Simples! Mas como todos comem.
Porque ele da exemplo e baixa o salario dele.
Vc acha que ele quer perde e eh kkkk vai tirar do bolso do povo 😂😂😂
E OS SALARIOS DA ARVORE DOS MILHÕES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O nosso prefeito deveria cortar os gastos com salário de vereadores inclusivo o dele msm n acham n?
O prefeito deveria cortar das festa que eles andam fazendo na cidade e do salário do administrado do bairro btn
Verdade para que salário maior que é o do próprio genro
Até onde vai a burrice do eleitor será que vamos viver mais quantos anos dependente dos que dizem os de deus
Pelo que vejo daqui a alguns dias a cidade de Jatoba estará mais desenvolvida do que Paulo Afonso, aqui a mocada gosta de ser enganada com festas.
BAIXAR OS SALARIOS DE NORA, GENRO, FILHO, AFILHADOS, ESPOSAS DOS AFILHADOS E OUTROS O …KKKKKKKKKKKK
TAMBÉM OS ALTOS SALARIOS QUE PAGAM A NORA, GENRO, OS FILHOS, OS AFILHADOS, ESPOSA DOS AFILHADOS AO …O SALARIO DELE MESMO O LUIS DE DEUS KKKKKKKKKKKK
É só baixar o salário dele e dos secretário já faz uma boa economia, e deixar de dar tanta promoção a certos funcionários traíra, abra o olho prefeito!
só digo uma coisa nesse homem não voto mais deus me livre
Isso não é resultado de honestidade e nem de eficiência e sim de uma administração de contas vultosas. quero ver administrar o Pariconha com esse mesmo compromisso. isso não significa sintonia com a ética. desde quando se pratica o nepotismo que salta aos olhos e com salários astronômicos.
Para aumentar a receita só precisa falar com Aderval Tenório, ele é mestre em aumentar receita, que o diga o Municipio de Delmiro Gouveia, os Tenórios Pai e Filho quando trabalhavam nas Prefeituras de Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, conseguira aumentar a receita de Delmiro Gouveia em detrimento do Municipio de Paulo Afonso. Isso aconteceu na Gestão de Paulo de Deus/Wilson Pereira. Fale com o Homem(Aderval Tenório) que ele resolve essa queda de receita
TAMBÉM OS ALTOS SALARIOS QUE PAGAM A NORA, GENRO, OS FILHOS, OS AFILHADOS, ESPOSA DOS AFILHADOS AO …O SALARIO DELE MESMO O LUIS DE DEUS KKKKKKKKKKKK
ELE TEM UM AFILHADO QUE TRABALHA UM DIA E O RESTO DA SEMANA É SÓ PARA ENCHER O RABO DE CACHAÇA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Isso ele nem vê, e no posto da feira grande tem dois funcionários que nem daqui são, a enfermeira que só trabalha de 15 em 15 e ganga muito bem é humilham os funcionarios
JÁ SEI QUEM É ESSA FIGURA MEU PASSEIRO DE GARGALO O GALEGUINHO DO ZÓIO AZUL. E ESSA SEMANA SANTA NEM LÁ VOCÊ VAI PASSEIRO É UMA SEMANA CURTA. POR ISSO, CURTIR MAIS VALE A PENA GALEGUINHO. E VAMOS BICAR.
ESSE GALEGUIM TEM UM HOMEM DE CONFIANÇA DELE DR. LUIZ QUE É LARANJA DE UMA DESSAS GATAS QUE PRESTA SERVIÇO PRA SAÚDE E TEM TAMBÉM UM CARRO ALUGADO. ESSE PASSA O DIA TODO DENTRO DO CARRO BRANCO PRA CIMA E PRA BAIXO NÃO ENTENDE PORRA NENHUMA DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO MAIS É DE CONFIANÇA DO GALEGUIM E É LARANHJA MADURA RUA EM RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRUUUUUUBBBBBBB…….!!!!!!!!!!
É SÓ DIMINUIR O SALÁRIO DO PREFEITO , SEU GENRO E OS APADRINHADOS QUE NÃO FAZEM NADA E FICAM SÓ NOS CORREDORES DA PREFEITURA OLHANDO A VIDA DOS OUTROS.
SALAS COM 3 , 4 PESSOAS SÓ BATENDO PAPO … ESPERANDO O SALÁRIO CAIR NA CONTA !!!!
CHUPA QUE DE UVA … SENTA QUE É DE MENTA !!!
A nora recebe muito bem é o genro são os maiores salários então corte primeiro o deles é depois dos secretários e apadrinhados
Amigos, amigas e outros.
Não cheguei a lei tudo pois compreendi o que estão falando, escrevendo, inclusive que passei por cima de vários comentários.
Pelo sim, pelo não vai uma crítica.
Apaniguados, usurpadores de concursos, famílias inteiras, patentes, aderentes, primos, primas, avó, avó, tios e tias, tudo isso está no contexto da prefeitura inclusive contratações inescrupulosas com parentescos sendo pai, esposa e filho tudo dentro da prefeitura.
Acordem povo de Paulo Afonso, a seriedade não chegou, não chega e nem chegará enquanto estiverem sob o julgo do Coroné Luiz e seus seguidores de 1989.
Parem de bradar aos quatros cantos do município que daí não passa, não tem LEGISLATIVO, judiciário, promotoria ou outros que deveriam ser guardiões das leis que são brandas demais.
Chega, chega, chega, o povo não aguenta mais o julgo mais quem deveria está do lado do povo está agora com o senhor gestor pois o chicote e a mala fala mais alto.
Tem que o ministério público intervir, receita Federal ou outros órgãos competentes cheio de nepotismo essa prefeitura
Cade as tres empresas do Aderval que não fez nada ou só faz ir ao banco todo mes receber .
3 empresas ….kkkkkk coitado tem muito mais toda consultoria do municipio e dele ate a camara e dele..
Esse homem é um infeliz. Quer tratar o povo de paulo afonso como ele tratava o rebanho dele na fazenda
Justificativa para DEMISSÃO EM BREVE, cortar salários de prefeito, vice e secretário, resolve o problema.
Na gestão de Anilton teve a maior queda de receita e não teve uma demissão.
Anilton não mandava era o capeta, ô homi ruim esse ex prefeito, torço para ele ir preso logo!
Perguntar não ofende: Por onde anda o vice prefeito? Todos sabem o Flávio assumiu a Prefeitura assim que Luiz foi hospitalizado; Porém, algumas decisões assinadas pelo VICE feriram diretamente o ego do Prefeito Luís, que ao retornar para o seu posto “contrariou” tudo que o Flávio fez ou assinou! Em alguns eventos, na ausência do Prefeito, ele tem enviado representantes, quando poderia ser representado legalmente pelo vice prefeito; Quanto ao tema acima citado: Tem que enxugar a máquina pública; Diminuir salários, Cortar diárias, reduzir mais de mil servidores que perambulam diariamente pelo paço municipal sem ter o que fazer e colocar pessoas competentes para solucionar os problemas existentes no município.