


Imagens registradas na manhã desta quinta-feira, 17 de abril, revelam o grave estado dos lagos do antigo acampamento da Chesf, em Paulo Afonso. Os lagos Aurora, Touro e a Sucuri, além do Lago do Balneário, estão visivelmente poluídos, tomados por algas, lixo e, o mais alarmante, com peixes mortos boiando nas águas. O cenário contrasta com a paisagem natural que ainda cerca esses ambientes, tradicionalmente conhecidos por sua beleza e importância ambiental e turística.
Desde ontem, a redação tem recebido fotos e mensagens de cidadãos preocupados, denunciando a situação crítica e pedindo providências urgentes das autoridades. Um dos relatos afirma:
“Por favor, cobrem das autoridades providências sobre os lagos Aurora, Touro, Sucuri e o Balneário. Os lagos estão sujos, e o Aurora já se encontra sem oxigênio, matando todo ser vivo ali existente. O mau cheiro já é forte, e algo precisa ser feito com urgência. Os guias de turismo já estão evitando levar turistas ao local devido à situação em que está.”
Outro morador desabafou:
“O Lago Aurora pede socorro! Peixes e alevinos mortos em grande quantidade. O lago já está eutrofizado, e a poluição do ar nem se fala. SOCORRO!!!”
A presença de algas em excesso e a mortandade de peixes são fortes indícios de um processo de eutrofização, quando há acúmulo de matéria orgânica e nutrientes que reduzem o oxigênio da água, tornando o ambiente inóspito para a vida aquática. A situação pode ser agravada pelo lançamento indevido de esgoto, resíduos sólidos e falta de manutenção adequada.
Em resposta às denúncias, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio da secretária Juliana Tenório, informou ao site pa4 que os lagos começaram a ser esvaziados e que a limpeza terá início na próxima terça-feira, 22 de abril.
Os lagos do acampamento da Chesf fazem parte da memória afetiva e da identidade ambiental de Paulo Afonso. Além do valor histórico e paisagístico, sempre foram pontos de lazer e contemplação.



