
O Boletim Informativo deste sábado (19), registrou mais 17 pessoas infectadas, aumentando para 119 o número de casos ativos da Covid-19. O número de mortes se mantém estável, em 55.
A quantidade de pauloafonsinos que contraíram a doença desde o início da pandemia é de 1.513, desses 1339 estão recuperados. 562 pessoas estão sob suspeita e em monitoramento.
Outra preocupação está no aumento das taxas de ocupação nos leitos hospitalares destinados aos pacientes com covid-19 no município. A UTI no Hospital Municipal (HMPA) tem 80% dos seus leitos preenchidos. Já os leitos de UTI da UPA/Covid estão 50% ocupados, e os semi-intensivos a taxa é de 80%.







Vejo muita gente reclamando do aumento dos casos e não fazem sua parte!! Não adiantar reclamar e quando chegar o final de semana sai pra bater perna ou chamar os amiguinhos pra churrasco em casa!! Bora se conscientizar você pode ser um portador assintomático do vírus e nesses encontros pode transmitir o vírus pra pessoas mais vulneráveis! Se liga galera!! A doença é séria! E vacina quando vier chegar aqui já poderá ser tarde para muitas vidas!! É uma questão de consciência coletiva, afinal a pandemia não acabou e estamos no meio de uma segunda onda!
Infelizmente depois das eleições piorou tudo.
Cacete nenhum , tem é que sair mesmo
Galinho? Já que Luiz ta comendo abacate mole? Pelo amor de deus? Feche os comércios bares restaurantes supermercado! Será possível que aqui em Paulo Afonso não tem ordem! Ou que que vou em Brasília falar com meu presidente?
Supermercado e essencial ou quer morrer de fome. Outros concordo.
Quem é galinho para ter autonomia de fechar o comércio? Ele tá já cantando em outro poleiro
Não entendo porque nos bares não está tendo fiscalização!
Vejo um bar aqui próximo na rua primavera muita aglomeração e muito tarde de noite com bastante barulho!
Já está no tempo do toque de recolher! ou vão esperar passar Natal e Ano Novo!
Me deixe viu!!!
Sem contar que a UPA e a UTI está quase lotada, se chegar mais vinte pessoas grave nessas unidades ,alguém vai morrer no corredor ou em casa.
Vários lugares estão com as UTIs lotadas e o povo brincando de roleta russa , principalmente em encontros de compadres em suas casas d com crianças inocentes vulneráveis z responsabilidade desses pais
Esperamos ansiosamente que a mesma ciência que botou o virus de férias durante o carnaval e as eleições, aja urgentimente para dá licença prémio por tempo indeterminado pra ele. Não agindo assim, ficaremos com às 2 últimas silabas da palavra urgenti-mente! Pensem nisso.
Com certeza! Tem que ter toque de recolher? Aqui perto onde eu moro tem um bar também. So deus na causa! Uma agromeração de gente sem mascara bebendo ate de manha? Governador cader a fiscalização em Paulo Afonso. Ta aumentado o corona vírus? Vereadores tomem algunha altitude? Pelo amor de deus!
João doido? Vai procurar o que fazer! Vai encher o saco de Luiz! Ele tem otonomia de fechar! Você não tem não. Ok. Imbecil?
Toque de recolher? Isso não seria ditadura?
Temos o direito de ir e vir. O que precisa é que os bares e outros locais tenham cuidado, seguindo as regras de distanciamento e higiene do mesmo jeito que fizeram em supermercados e farmácias no início. Não pode relaxar até diminuir os casos.
Essa ideia de “fica em casa” não resolveu em nenhum lugar do mundo. Temos que aprender a ter cuidado e higiene.
CARTA ABERTA AO POVO DE PAULO AFONSO-BA
Meus amigos pauloafonsinos, precisamos nos conscientizar de que a infecção pela COVID-19 ainda está em ascenção, estamos assistindo de forma acomodada e paciente o avanço das infecções no município de Paulo Afonso e nas regiões circunzinhas, amigos eu peço encarecidamente: “sejamos proativos, precisamos dar a nossa contribuição individual e nos cuidar e cuidar uns dos outros, só assim poderemos nos proteger, a nós e aos nossos familiares.”
Eu tenho feito um sacrifício particular, sou um empresário do ramo de EVENTOS, possuo um espaço em beira de rio, e durante a pandemia não estou alugando, tenho obedecido os decretos estadual e municipal, que preveem inclusive se o estabelecimento for flagrado promovendo festas com qualquer público, seja fechado e a festa sumariamente interrompida, porém não é bem isso que temos visto. Ao invés dos empresários de eventos que promovem aglomeração e portanto são parceiros na promoção da propagação do vírus em Paulo Afonso serem punidos, quem está sendo punido sou eu, e , eu explico:
– ” Quando a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso emite um Decreto ratificando as determinações do Governador do Estado da Bahia e proíbe a realização de eventos festivos de qualquer natureza e qualquer público, A PREFEITURA acaba prejudicando os empresários que respeitam as normas e ajuda aqueles que promovem eventos às escondidas e de forma clandestina, o que não é justo, pois eu estou deixando de alugar o meu espaço e estou tendo um grande prejuízo financeiro, ocorre que os meus prováveis clientes estão indo para os meus concorrentes desonestos e antiéticos que continuam alugando os seus espaços e para tal, contam com a conveniência da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, cuja vigilância sanitária não fiscaliza, este fim de semana por exemplo, peguei meu carro e percorri a cidade e verifiquei in loco ESPAÇOS DE EVENTOS promovendo festas diversas, casamentos, aniversários, festas infantis, de formatura, confraternizações e etc…, em seguida liguei pra vigilância sanitária e para a Polícia Militar e de ambos os órgãos recebi a resposta negativa, ambos se negaram a se dirigir aos locais denunciados, ou seja, os organismos de defesa que o cidadão dispõe não estão funcionando, não estão defendendo a vida das pessoas, que seria a razão de eles existirem.”
A sra. Coordenadora da Vigilância Sanitária com quem conversei por telefone me disse que não tinha como mandar ninguém aos locais para fiscalizar e fazer valer as disposições do Decreto Municipal que ratifica o Decreto estadual que está em vigência em todo o território baiano. A vigilância sanitária de Paulo Afonso não funciona, pois eu verifiquei in loco neste último final de semana (dias 18, 19 e 20/12.2020) 5 eventos simultâneos ocorrendo e em nenhum dos casos a festa foi interrompida por falta proatividade da nossa INERTE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, pelo contrário, empreendedores como eu que respeitam as leis estão sendo punidos, com perda de clientes para os inescrupulosos empresários de eventos que mais valorizam o dinheiro do que a vida.
Paulo Afonso é um barco à deriva, sem comando e sem nenhuma proatividade, já temos 55 mortes por Covid, ainda não temos uma vacina que nos permita segurança na retomada das nossas atividade, sem nenhuma Coordenação técnica para enfrentar essa crise, meus amigos pauloafonsinos tudo que o Decreto proíbe está funcionando e acontecendo sem nenhum incômodo ou controle por parte das nossas autoridades sanitárias. As minhas falas são de alguém que vive o sistema por dentro, eu sou empresário do ramo de eventos e tenho acesso a tudo que é empreendido pelas autoridades, e essa carta aberta é motivada pela minha indignação pessoal, pois creio que o povo de Paulo Afonso ainda não tem a noção exata do porque nós estamos com 119 casos ativos de infectados por COVID no nosso município, só a ação e fiscalização de nós cidadãos pode resolver, não esperem pelo poder público, o poder público está inerte, se o cidadão ver próximo a sua casa uma festa ocorrendo, DENUNCIE as autoridades e exija a ação das autoridades, pois e a minha vida, a sua vida, a vida dos seus pais idosos, dos nossos filhos.
Registro ainda a minha indignação por está parado sem trabalhar, isso é desastroso para quem vive de evento, mas alei tem de ser para todos, SE A PREFEITURA DE PAULO AFONSO EDITA UM DECRETO E NÃO CONSEGUE PROMOVER O SEU CUMPRIMENTO, então deve abrir tudo, pois os efeitos do decreto deve alcançar a todos.
TODOS OS FINS DE SEMANA OS ESPAÇOS DE EVENTOS ESTÃO FUNCIONANDO, REITERO Á SOCIEDADE DE PAULO AFONSO-BA, O DECRETO É SÓ UMA FACHADA PRA GRINGO VER, POIS NA PRÁTICA E NA REAL ESTÁ TUDO PERMITIDO.
Que Deus nos abençõe.