
Na manhã desta terça-feira, 8, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) deu início à remoção de coqueiros e outras árvores em uma área próxima à prainha de Paulo Afonso, alegando que as raízes dessas plantas estavam causando danos à estrutura da barragem local. Coqueiros com mais de 20 anos, que sempre fizeram parte da paisagem, foram retirados, gerando preocupação entre os comerciantes da região, que temem que a ação se estenda para outras plantas próximas aos seus estabelecimentos.

A decisão da CHESF provocou questionamentos sobre o impacto ambiental e econômico da intervenção. Comerciantes locais, que dependem da área para suas atividades, temem que a remoção de mais árvores prejudique seus negócios. Em gestões passadas, o ex-prefeito Wilson Pereira havia concedido permissões para a exploração econômica do local, o que levanta dúvidas sobre a legalidade dessas autorizações, já que a área pertence à CHESF, disse a advogada Marcela Pionório que foi acionada por um morador da localidade e esteve presente no local para conversar com os técnicos da CHESF e obter mais informações. “Os técnicos relataram que a remoção é necessária devido aos danos que as raízes das árvores estão causando à barragem, mas a preocupação dos comerciantes é compreensível, especialmente com o histórico de permissões dadas por gestões anteriores”, explicou Marcela.
Com a remoção já em curso, moradores e comerciantes aguardam novos desdobramentos enquanto avaliam os possíveis impactos das intervenções da CHESF.