13 de agosto de 2022

Cerca de 200 cuidadores da rede municipal de ensino participam de formação continuada

Por

Redação / Informações PMPA

Nesta terça-feira (19), aconteceu no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), a  abertura da formação continuada do assistente cuidador. O público-alvo foi 190 cuidadores, 12 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), oito intérpretes de Libras, dois professores de Braile, quatro monitores e dois motoristas de ônibus para alunos especiais. A rede municipal tem atualmente 660 alunos com deficiência e dez salas do AEE.

Segundo o subsecretário de Educação, Pedro Gomes, o município não mede esforços para atender as necessidades dos alunos. “No que diz respeito aos alunos especiais a Seduc, seguindo as orientações do prefeito Luiz de Deus, tem se empenhado para oferecer aquilo que é necessário. Uma das necessidades de alguns dos nossos alunos é exatamente que tenha esse profissional de assistente cuidador para poder ajudar a criança em algumas tarefas. Nós estamos realizando esse momento de capacitação para que esses profissionais possam ser preparados para realizar esse trabalho da melhor maneira possível”, ressalta.

O evento contou com a apresentação musical do cantor Bernardo Santana, que é cadeirante e foi aluno da rede municipal desde o Infantil ao Ensino Fundamental. “O cuidador é uma rede de apoio quando a gente tira de casa e deixa na escola, é uma confiança muito grande. O que a gente inicia em casa eles continuam na escola. É muito importante”, explica Camila Bernardo, mãe de Bernardo.

Em seguida teve a composição da mesa com a presença do vice-prefeito Marcondes Francisco; do subsecretário Pedro Gomes; da coordenadora de Educação Especial, Alexsandra Guilherme e o Vereador Leco.

“É a capacitação de todos aqueles que irão cuidar de nossos alunos, nossas crianças. Nós estivemos representando o prefeito Luiz de Deus, na abertura da formação continuada para os profissionais. É importantíssimo porque nossas crianças estarão entregues nas mãos desses cuidadores”, diz o vice-prefeito.

Na oportunidade, Janaina Malta, que é mãe de Miguel Henrique Malta, aluno da Escola Casa da Criança I deu seu depoimento emocionante e agradeceu aos profissionais pelo trabalho desenvolvido. “Ele foi aluno de três escolas municipais e queria falar da importância de todos vocês na vida de nossos filhos porque depois da mãe e do pai, a coisa mais importante na vida dos nossos filhos são vocês. Sou muito grata aos cuidadores que Miguel já passou, sou eternamente grata por todo tratamento da rede municipal”, diz.

No encontro, foi realizada uma palestra com o tema “O papel do cuidador e a inclusão educacional”, ministrada por Leydi Jane.

“A formação continuada faz com que essas pessoas tenham cada vez mais informação sobre como lidar com cada deficiência, com cada pessoa que está na rede, seja criança, adolescente ou jovem. Essa formação nos coloca no patamar de valorização do profissional cuidador dentro do ambiente escolar pensando sempre em nossos alunos”, conclui a coordenadora da educação especial, Alexandra Guilherme.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!