
Faltando pouco mais de 36 horas para a votação do Projeto de Lei nº 026/2019 que autoriza firmar convênio de cooperação entre o município de Paulo Afonso e o estado da Bahia, autorizando a Embasa a realizar os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na cidade, alguns vereadores ainda não se posicionaram sobre o voto.
O problema maior não é a renovação do contrato com a Embasa, e sim a manutenção dos 80% da taxa de esgoto, que já vem sendo paga pela população pauloafonsina. Os eleitores têm esperança que os vereadores condicionem o voto favorável ao projeto, à diminuição da taxa, e assim sendo, livrarem-se da famigerada despesa.
A câmara resolveu antecipar a votação do projeto para esta quinta-feira (25), por solicitação do prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD), após reunião a portas fechadas no gabinete do chefe do executivo na manhã de hoje, onde 13 dos 15 vereadores participaram e somente Mário Galinho (SD) e Zé Carlos (PRB) não foram por já terem firmados posicionamento contrário do PL.
Ao final da reunião, alguns vereadores, principalmente os indecisos, se esquivaram da imprensa para não declarar o voto. Dos poucos abordados, o Cabo Moreirão disse em entrevista á rádio Angiquinho que votará no que for melhor para a população, porém o argumento que empresas privadas em outros estados cobram de 100 a 120% de taxação deixa dúvidas quanto ao seu voto.
Jean Rooubert que encabeçou em 2017, uma passeata contra os 80% da Embasa (relembre aqui), além de ter sido autor do projeto de reduz a cobrança para 45%, preferiu não se antecipar: “Quinta-feira vocês vão saber”, disse.
O presidente Pedro Macário se livrou da pressão, afirmando que é apenas um juiz e que não vota. Porém, em caso de empate, ele sabe que terá que decidir. Os demais vereadores saíram rapidamente da reunião sem se expor.
Ainda na passeata de um ano e meio atrás, seis dos atuais vereadores firmaram um compromisso contra a taxação, quando deixaram seus nomes escritos em um abaixo-assinado. Foram eles, Mário Galinho, Zé Carlos, Jean Robert, Macário, Bero do Jardim Aeroporto e Cícero Bezerra.
Quanto aos votos ao PL 26, o site PA4.COM.BR fez um levantamento e mostra que o placar ainda está indefinido, com 7 votos a favor, 3 contrários e 5 não declararam, incluindo o presidente. Veja o quadro:
VOTAM SIM – 7
– Marcondes Francisco
– Marconi Daniel
– Leco
– Bero do Jardim Bahia
– Zé de Abel
– Edilson do Hospital
– Leda Chaves
VOTAM NÃO – 3
– Mário Galinho
– Zé Carlos
– Zezinho do INSS
INDEFINIDOS – 4
– Jean Roubert
– Cabo Moreirão
– Bero do Jardim Aeroporto
– Cícero Bezerra
VOTO DO PRESIDENTE
– Só em caso de empate






Muita falta de respeito com o cidadao paulafonsino essa taxa de 80%
05 j……
….. é o pior vereador que já existiu nesta Câmara. Quem duvidava que ele votaria contra o povo? Ele agora tem que justificar o emprego de 5.000 que o prefeito deu só filho dele. O povo que se exploda e morra de trabalhar para pagar água cara!
E só tirar na próxima eleição
Ano que vem tem eleição, então estão na hora de vcs tomare uma decisão contra a embasa.
A população de Paulo Afonso e seus bairros agora vai descobrir quem é de verdade o vereador que votou, e se essa cobrança de esgoto for mantida…. nas próximas eleições vote nele novamente, até porque o esgoto que era pra ser tratado com essa quantia absurda que pagamos não estão fazendo nada para tratar, o esgoto está sendo lançado do msm jeito no leito do nosso querido e maravilhoso Rio São Francisco!
Coloca o nome aqui dos vereadores q votaram a favor da embasa e contra o povo, pra q a gente possa dá o troco nas urnas no ano q vem!
Vereador que votar pela EMBASA continuar está fora do páreo de 2020, esqueçam.
Vocês viram o que aconteceu com o criador da famigerada “TIP” taxa de iluminação pública, está ex vereador não mais se reelegeu como castigo pelo povo de Paulo Afonso.
O projeto da TIP FOI DO PODER EXECUTIVO E NÃO DESSE EX VEREADOR,ELE APENAS ERA O PRESIDENTE na época, HOUVE EMPATE E ELE DEU SEU VOTO MINERVA A FAVOR .
A embasa vai ganhar e os emprego de filhos e amigos Paulo Afonso não tem mais geito só se Deus quiser o povo um dia vai ser feliz aqui te vi vergonha de se pauloafosinos
Espero q os eleitores gravem bem os nomes desse saguissugas q votarom contra o povo q colocou eles no poder esses infelizes só pesam nele a resposta seja dada ano q vem até a tal irmã leda votou a favor da embasa e pra ficar de queixo caindo com esses nossos representantes …
O vereador que votar a favor dá embasa está votando contra o povo de Paulo Afonso, merecem ser identificado pelo povo e ser lançado junto com os 80% no esgoto.isso é um absurdo.
Gente, precisamos ficar de olho
QUEM VOTAR A FAVOR DA EMBASA, TERÁ SEU NOME COLOCADO EM OUTDOORS COM LETRAS GARRAFAIS E EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE, SÓ PARA LEMBRARMOS EM QUEM NÃO VOTAR NO ANO QUE VEM.
E uma vergonha
Quero saber se vao fazer uma nova rede de esgoto na Vila Nobre,nas casas da Rua Itabaiana e Rua Propria, a atual esta fora do padrão pois tem mais de 50 anos, passa por dentro dos quintais das casas, um tormento quanto o esgoto entope porque temos que depender dos vizinhos para entrar nos terrenos dos mesmos e quando o vizinho esta viajando o inferno aumenta ainda mais…………e acredito que nas demais ruas como a Rua Oliveira Brito, São Cristovao devem ter os mesmos problemas, que os moradores das demais ruas se pronunciem pois será uma injustiça termos que pagar taxa de esgotos estando nessa situação.
E aqui no balneário do ldado da pista de bicicleta quando chove invade as casas porque não tem vales e nem drenos para que a água possa escoar e procurar seu rumo certo. Ai ficam querendo prejudicar uns para ajeitar outros. Faça a cois certa como tem que ser. Coloque passagem de água, canaletas se for o caso mais não prejudique ninguém.
Tem que fazer como o vereador..,,.. que votou contra.
Interessante, parece até que em 2020 sera a primeira eleição de Paulo Afonso, pois uma boa parte dos comentários da a entender que o povo vai mudar com referência ao voto, ora cada povo tem o governo que merece, pois na eleição de 2016 uma boa parte dos vereadores foram reeleitos, bem como o prefeito eleito já era conhecido pelo nepotismo e o que aconteceu, novamente foram reconduzidos, então não reclame e nem fique dizendo que na próxima eleição o povo vai votar diferente porque a “maquina” já esta azeitada para repetir a distribuição do cala a boca, e tudo continuará como dantes no quartel de abrantes.
Esses que votarão A FAVOR da Embasa e CONTRA À POPULAÇÃO, com certeza comerá “bola” de quarta-feira(24) para quinta-feira(25) ou tem “afilhados” indicados à vagas de empresa na empresa em questão.
“De tanto ver triunfar as nulidades;
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça.
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
Frase de ninguém maior e grande “Rui Barbosa”
Quando ouvi em uma rádio,mencionar o prefeito antes dessa esgoto de votação ,a portas fechadas com esses vereadores que votaram a favor do interesse dele,diziam que o sorriso chegava as orelhas,já sabia mos da traição.Macário quando ficou na presidência da câmara ,pode acreditar que foi o ajeitado ,pra ganharem em tudo e o povo se lascar.GENTE ISSO É ESCRAVIDÃO,SE OS VEREADORES ,A MAIORIA VOTAR CONTRA O POVO,VOCÊS QUEREM MAIS O QUE?,ACABAR DE MORRER NA PRAIA SEM DIREITO A UTI.
TINHAM QUE VOTAREM CONTRA A PERMANÊNCIA DA EMBASA EM P.A. QUEM FEZ O CONTRATO ANTERIOR QUE INDENIZASSE.CABE AO PAULOAFONSINO NÃO CONVIVER COM ESSA EMPRESA NEFASTA . VEREADORES MANIPULADOS E COMPRADOS. SE AVEXEM NÃO, A ELEIÇÃO VEM AÍ. COVARDES!!