O prefeito eleito de Paulo Afonso, Mário Galinho, está em Brasília nesta segunda-feira (16) para reuniões emergenciais com o objetivo de buscar soluções para a crise enfrentada pelo Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). A situação do hospital, um dos maiores símbolos da saúde pública do município, é alarmante e tem exigido medidas urgentes.
Mário Galinho explicou, em nota, que formalizou pedidos junto às diversas instâncias e órgãos envolvidos na tentativa de federalizar o hospital. Durante a viagem, ele participou de reuniões no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com a presença do Juiz Federal Dr. João Paulo Piropo, do Dr. Thiago, representante da EBSERH, e do Dr. Télio, reitor da UNIVASF. Além disso, houve encontros com os desembargadores federais Dr. Alexandre Vasconcelos e Dr. Carlos Brandão.
O prefeito eleito destacou que o objetivo das agendas foi expor a realidade do hospital e discutir soluções emergenciais para retirar o HNAS do colapso.
“Finalizo o dia em Brasília com o sentimento de esperança e que, ao lado dos nossos deputados federais Adolfo Viana e Otto Alencar Filho, do senador Otto Alencar e dos demais agentes envolvidos, vamos buscar alternativas urgentes para melhorar a saúde pública de Paulo Afonso e de toda a nossa região.”
Falta de refeições a pacientes, acompanhantes e servidores
A crise no hospital, que já se arrasta há meses, atingiu um novo patamar de gravidade. Segundo denúncia do portal Ilha News e confirmada pela secretária de Saúde de Paulo Afonso, Lívia Graciele, o HNAS está enfrentando dificuldades até mesmo para fornecer refeições a pacientes, acompanhantes e servidores.
Em nota, a prefeitura esclareceu que o problema decorre de um acúmulo de dívidas junto à empresa responsável pelo fornecimento. A secretária informou “que tem realizado pagamentos desde que assumiu a pasta, inclusive efetuou um na última sexta-feira (13/12), com outro previsto para esta terça-feira (17/12). Apesar dos esforços, a empresa não tem suporte para continuar o fornecimento, situação que deve ser regularizada nos próximos dias”.