A candidata a prefeita de Paulo Afonso, Onilde Carvalho, do partido Novo, lamentou publicamente sua exclusão do debate eleitoral organizado pela TV São Francisco, programado para 06/09.
Em suas redes sociais, Onilde destacou a importância da participação feminina na política, mencionando a exigência legal de que as chapas proporcionais incluam 1/3 de candidatas mulheres. Ela classificou a decisão da emissora como “inadmissível”, especialmente em uma cidade com maioria feminina, e anunciou que pretende recorrer à Justiça para garantir sua presença no debate.
De acordo com o g1 Bahia, “os confrontos de ideias serão realizados com os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados”.
Atualmente, conforme previsto na Resolução TSE 23.610/2019, os partidos devem ter, no mínimo, cinco deputados federais até 20 de julho do ano da eleição para que garantam um lugar nos debates. O partido Novo não atingiu essa representação nas eleições de 2022.
O debate será transmitido pelos canais digitais do g1Bahia, iBahia e nas plataformas da Bahia FM. Foram convidados Dr. Juliano, Dudé da Vitran, Marcondes Francisco, Marconi Daniel e Mário Galinho.