19 de abril de 2024

Cachoeiras nas áreas de capuxu e bondinho voltam a verter e Chesf abre para visitação e atração turística em Paulo Afonso

Por

Redação (pa4.com.br)

Foto: Acervo Chesf

Em virtude do aumento dos volumes de armazenamento dos reservatórios das usinas de Sobradinho (BA) e Luiz Gonzaga (PE), decorrente da incidência de chuvas, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) retomará procedimento de vertimento da Cachoeira de Paulo Afonso, nesta sexta-feira 22 de abril, para controle de nível dos reservatórios.

Serão abertas a comporta de Taquarí, vertendo inicialmente 400 metros cúbicos por segundo (m³/s), e parte da comporta de Capuxu, com saída de água de aproximadamente 270 m³/s. As vazões poderão ser alteradas de acordo com a necessidade de geração energética ou com a variação dos índices de chuvas na região.

Com o procedimento, as cachoeiras nas áreas de Capuxu e do conhecido bondinho voltarão a verter, motivo de visitação e atração turística na cidade de Paulo Afonso. A visitação às duas áreas será permitida a partir do sábado, 23, e seguirá pela semana seguinte.

De acordo com nota da prefeitura, em reunião com a Chesf o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel, nivelou sobre a visita às cachoeiras. A previsão é que o espetáculo fique à disposição do público até o próximo dia 30. (Vídeo abaixo)

 

 

Os interessados devem se dirigir ao Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), localizado no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, para contratação de guia. Outras informações serão repassadas no local.

A Chesf permanecerá monitorando os índices pluviométricos e o volume do Velho Chico para realizar o controle de nível (cotas) e garantir a manutenção dos volumes úteis nos reservatórios da bacia, de forma a assegurar a geração de energia e os usos múltiplos das águas no período seco, que se inicia com o final do período chuvoso neste final de abril, e se estende até novembro.

 

Foto: Acervo Chesf

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!