
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10) que vai reajustar o preço do botijão de gás de 13kg, em 12,9% . Segundo a empresa, o aumento será devido à variação das cotações do produto no mercado internacional. O reajuste deverá entrar em vigor nesta quarta (11).
De acordo com estimativa da Petrobras, caso o reajuste seja integralmente repassado pelas distribuidoras e revendedoras, o preço ao consumidor final pode subir em média 5,1%, ou cerca de R$ 3,09 por botijão.
Esta é a quarta alta consecutiva no preço do botijão de gás este ano, acumulando um aumento de 44,8% nos últimos dois meses.
Em junho, a Petrobras mudou a política de preços para o produto, que passou a ser reajustado com mais frequência. Desde agosto, houve altas de 6,9%, 12,2% e 6,9%.
“Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, defendeu a Petrobras.
A nova política de preços para o gás de cozinha instituiu uma fórmula que considera as cotações europeias do butano e do propano —gases obtidos a partir do refino de petróleo que compõem a fórmula do gás liquefeito de petróleo (GLP, o nome técnico do gás de cozinha). Sobre esse valor, são aplicados uma margem de 5%.
A estatal esclareceu ainda que o reajuste atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial e comercial.





Tomara va pra cem reais
Tem que aumentar mais, inclusive os combustíveis, álcool, gasolina e diesel, já ia esquecendo, também a energia, está todo mundo no ar condicionado, não pode!