24 de julho de 2024

Barragem de Xingó: Piranhas (AL) apresenta Plano de Contingência

Por

Redação, sitepa4

Plancon integra planejamento das ações de prevenção em cumprimento à legislação de segurança de barragens

Foi realizada no dia 28 de julho, no município de Piranhas (AL), reunião do Grupo de Trabalho criado pela Defesa Civil Municipal (COMPDEC), com apoio da Defesa Civil Estadual de Alagoas (CEDEC/AL) e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) para apresentar a conclusão dos trabalhos de revisão do Plano de Contingência (Plancon) aos órgãos municipais. Na sequência, o Plancon será disponibilizado para consulta pública.

O Plancon apresentado é um documento de planejamento das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação às urgências que visam minimizar os efeitos de uma situação emergencial na Barragem de Xingó (SE), priorizando-se a preservação de vidas. Um dos pontos mais importantes da reunião foi a organização das atividades prévias ao simulado com o Grupo de Trabalho e membros da gestão municipal, que está agendado para ocorrer na primeira quinzena de novembro de 2023.

“O Plano de Contingência de Piranhas não se limita apenas à fase de elaboração, montamos, assim, um grupo de trabalho e estamos revisando minuciosamente todo o plano e suas necessidades. É importante ressaltar que essa revisão deve ser realizada integralmente, considerando as figuras públicas envolvidas”, explica o Tenente Coronel BM Rômulo Guedes, especialista na gestão de desastres da Defesa Civil de Alagoas.

O Plancon segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil(PNPDEC), que atribuiu aos municípios a responsabilidade de adotarem medidas para redução dos riscos de desastres, de manter a população informada sobre as áreas vulneráveis e observar os protocolos de prevenção e alerta nas ações emergenciais.

Segundo Patrícia Neves, assessora da diretoria de operação da Eletrobras Chesf, “a atuação municipal, em parceria com a articulação estadual, é fundamental para operacionalização do plano e fomento da cultura prevencionista para a emergência de barragens no município. O Plancon é uma peça-chave para o planejamento de situações de emergência que possam ocorrer no âmbito municipal”.

Clique aqui e saiba mais sobre segurança de barragens.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!