13 de dezembro de 2025

Baronesas invadem rio e mudam paisagem da Prainha e do Lago da PA4 em Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR

Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Leitor, via WhasApp (PA4.COM.BR)



 

Na manhã desta quarta-feira (14), uma grande quantidade da planta aquática conhecida como Baronesa mudou a paisagem do Rio São Francisco em Paulo Afonso. A planta está prejudicando áreas de lazer da cidade de Paulo Afonso e a prefeitura foi acionada para fazer a remoção do material e evitar o afastamento de banhistas e turistas do local.

 

Devido às últimas chuvas caídas na região do Velho Chico, essa planta, também conhecida por Jacinto D’água, Aguapé, Rainha dos Lagos e Lírio D’água, se desprende de ilhotas formadas ao longo do Rio São Francisco e chega ao Balneário Prainha, chácaras e outros pontos de lazer de Paulo Afonso.

 

A Baronesa se alastra principalmente pelo reservatório da Usina PA IV e estaciona às margens do lago, locais frequentados costumeiramente por pauloafonsinos e turistas. A prefeitura enviou agora a pouco homens e máquinas ao local para ajudar na remoção das plantas.

 

 

Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Leitor, via WhasApp (PA4.COM.BR)
Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Detalhe: Ponte de acesso ao BTN. Foto: Leitor, via WhasApp (PA4.COM.BR)
Ponte de acesso ao centro de Paulo Afonso. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Funcionários da prefeitura começam os trabalhos de retirada das plantas no Balneário Prainha. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)
Balneário Prainha no Lago da PA4 está coberto pelas baronesas. Foto: Carlos Alexandre (PA4.COM.BR)






WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 22

  1. Trezeg. says:

    Isso é cumulu do abissudo, quem tem que limpa não só a prefeitura e sim a CHESF também, o lago é dela,
    Tem uma Maquina que limpa essa pragar. Tanto a Chesf com a Prefeitura deveria té, Agora está ai o exemplo.

  2. Gutemberg almeida says:

    isso é consequência das criaçães de tilápia sem o controle adequado, pois a matéria organica (dejetos dos peixes e a ração) favorecem a proliferação das baronesas.

    • APOLÔNIO says:

      Certeiro! Resultado da corrida pelo ouro!

    • Silva says:

      vC NÃ SABE O QUE ESTA FALANDO

      • Infelizmente says:

        Infelizmente é verdade, essa claro não é a única causa, isso é resultado da eutrofização do rio ao longo de todo o seu curso, não apenas daqui da nossa região. Em miúdos, estamos matando nosso rio.

  3. OPA says:

    Isso é um indicador de poluição. De despejo de esgoto no rio. Em outras palavras, o povo tá tomando banho com água de bosta na prainha.

  4. O FÍSICO! says:

    há anos atrás culparam a prefeitura por não fazer limpeza. depois culpam agora a chesf também…. A TÉCNICA! isso está sendo provocado pela poluição do Rio ORIUNDO DO AUMENTO DA POPULAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE esgoto sendo jogado no rio sem tratamento… que desastre e dessa vez a culpa NÃO É DA PREFEITURA E NEM DA CHESF. precisamos cuidar mais do são Francisco…Kd os ambientalistas????

    • Lusimario says:

      Verdade amigo

    • Flávia says:

      Prefeitura e CHESF não tem responsabilidade nisso? A responsabilidade é de todos. Inclusive deles, que tem que cuidar da fiscalização, da conscientização das pessoas, do controle de dejetos jogados no rio. Da falta de infraestrutura, de esgoto tratado, entre outros. A população tb tem que se conscientizar, mas não somente ela. Todos nós. As escolas, os bairros, as famílias e os órgãos competentes. Cada um fazendo o seu papel.

  5. Da Regiao says:

    Engraçado que os orgaos publicos (CHESF, PREFEITURA E EMBASA), simplesmente fecham os olhos diante do que esta acontecendo com o nosso velho chico. Essas baronesas esta por toda a regiao ribeirinha e nao apenas em Paulo Afonso. No povoado Quixaba mesmo as baronesas esta mais parecendo um tapete verde, esta por toda parte, sem contar na situaçao que deixou…a bomba que abastece a comunidade ficou parada durante 2 dias e a populaçao e quem acaba sofrendo, e a Embasa nada fez pra reverter a situaçao…SALVEM O NOSSO VELHO CHICO, NAO DEIXE ELE MORRER

  6. Mauro says:

    Esta na hora do prefeito procurar soluções mais praticas de remover essas baronesas, o que seria ? em investir em um hidrotractor, o invés de sacrificar o pessoal da Gard, para fazer esse trabalho demorado, que vai levar dias, dando prejuízo o os comerciantes ali. Acorda prefeito…

  7. Ana says:

    Tem que colocar é varias maquinas para a retirada, e não meia duzia de homens os coitados arriscando suas vidas podendo ser picados por cobras e outros…

  8. ed says:

    as baronesas se alimentam de esgoto,kd a embasa para retirar 80% das baronesas do rio?

  9. O FÍSICO! says:

    quixaba, Riachão, nova glória, BARROCA QUE NÃO PARA DE CRESCER, moxoto, Jardim Bahia, POPULAÇÃO ribeirinha crescente, proprietários de chácara, sítios e fazendas as margens do rio…. todos eles jogando esgoto sem tratamento…. embasa tem que atuar com construção de estações de tratamento nesses lugares que acabei de citar, pra vê se pelo menos ameniza cerca de 80% do problema. No próximo ano o show pode ser pior chegando até a entupir completamente o lago da PA IV. essa barragem foi construída entre os anos 1975 a 1982, nunca vi tamanho problema durante todos esses anos. daqui a pouco o Rio são Francisco da quixaba pra cá vai virar o TIETÊ DE SÃO PAULO. tem que ampliar a construção de estação de tratamento de esgotos não só em cidades, como também nos povoados!!!

  10. Bruno says:

    Isso sempre existil e não é e nem vai ser a ultima vez, a culpa é da Prefeitura, kkkkkkk… Tudo que acontece não é culpa da Prefeitura? Aqui no trevo da vila nobre sentido as usinas I, II e III, é cheio de lixo de um lado e de outro jogado pelos moradores, o carro que recolhe o lixo passa 3 vezes na semana, mais os moradores porcos enciste em jogar lixo e depois diz que é culpa da prefeitura.

  11. APOLÔNIO says:

    Riacho do Navio, corre pro Pajeú o Rio Pajeú vai despejar no São Francisco o Rio São Francisco JÁ NÃO CORRE MAIS PRO MAR LAIÁ LAIÁ LAIÁ…. Vamos pensar gente! Doí eu sei, mas é necessário! Alguém precisa pensar!!!!!!!!!

  12. MUVUCA says:

    PEGUEI EMPRESTADO DE UM GRUPO.

    Isto é resultado de muita matéria orgânica lançada no lago, o São Francisco não é quase mais um rio, São vários lagos formados por barramentos de agua (represas), o excesso de matéria orgânica lançada no Rio, resultado de: pontos de despejo, piscicultura, fábricas de ração lançando efluentes e fábrica de beneficiamento do pescado também lançando seus efluente no rio (lago) resulta nisto que você estão vendo nesta foto aérea.

    Várias denúncias já foram feitas formalmente as autoridades, assim como muitas imagens de efluentes sendo lançados nessas águas existem vagando nas redes sociais, porém estamos na República das Bananas Podres
    Isto aí é o que se chama de bloom, que é uma super proliferação de algas, neste caso macrófitas para consumo da matéria orgânica excessiva existente na água.
    O excesso desta proliferação de algas impede que os raios solares penetrem nas camadas mais profundas da água, destruindo a vida que existe abaixo da lâmina d’água, encerrando assim o ciclo trófico, se medidas urgentes não forem tomadas esses barramento farão o Tietê se tornar fichinha perto do desastre ambiental que está se formando nas águas do São Francisco

  13. Dairlan says:

    As piranhas catam tudo,mas como o caso é baronesa estão deixando a deus dara

  14. CARCARA DO SERTAO says:

    NOTA ZERO PARA DONA CHESF. TEM QUE SER PRIVATIZADA JA. PREFEITURA NAO TEM OBRIGAÇAO DE LIMPA PORCARIA GERADA PELA CHESF.

  15. JOSE DA MATA says:

    ÇZC
    ]CX
    ]Z

  16. águas cristalinas says:

    isso é resultado dos esgotos jogado no nosso rio agora te pergunto a taxa de esgoto que se é cobrada absurdamente aqui em Paulo Afonso é so pra jogar no rio ou pra fazer o tratamento adequado ? Enbasa ou prefeito

  17. Sandro says:

    Não adianta recolher as baronesas sem realizar ações que impeçam o dejeto de matéria orgânica no Rio. Esse trabalho
    é como enxugar gelo e cada vez mais aumentará a quantidade de baronesas. Esgoto sem tratamento, projetos de aquicultura sem o respectivo estudo de impacto ambiental são algumas das verdadeiras causas desse problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!