
A dobradinha Daniel Luiz e o advogado Thiago Bianchi, que conseguiu deixar sossegada [até ano que vem] a população de Paulo Afonso e das cidades de sua divisa, com o funcionamento integral do Hospital Nair Alves de Souza, entrou mais uma vez na Justiça Federal, em Ação Civil Pública – com tutela de urgência antecipada – em que aciona o governo federal e põe na responsabilidade de órgãos da União a devida reparação do meio ambiente prejudicado pela invasão de baronesas.
Daniel, elogiou a organização de agentes políticos e de pessoas independestes na última audiência pública sobre o assunto, mas salientou que não há mais tempo a perder. “Olha eu vejo o trabalho de Antônio Almeida Júnior e de alguns vereadores, mas a questão é de urgência e nós sabemos que o caminho é uma ação na Justiça Federal que tem julgado tudo com celeridade”, disse Daniel.
O ex-vereador também disse ser justo e não entende que seja da prefeitura de Paulo Afonso [ ou de qualquer outro município] a responsabilidade de acabar com as baronesas. “Eu sou sincero, prefeitura nenhum no Brasil acabaria com um fenômeno desses, ao passo que a Chesf [empresa federal] não move os braços para nada”, criticou.
Vale registrar que a ação não mira apenas a Chesf. Estão representadas a Ana – Agência Nacional de Águas – Ibama, Funasa, prefeitura de Paulo Afonso e governo do Estado.

Bianchi fez uma precisa explicação sobre as ações e efeitos das baronesas e deixa evidente que deve se tratar de esforço da União:
“Busca-se o devido e necessário provimento jurisdicional para a cessação de danos perpetrados contra bens da União Federal, bem como a recuperação pelos danos ecológicos já produzidos, além de almejar, também, a proteção da saúde pública e bem-estar da população. Indubitável a vocação turística que a cidade de Paulo Afonso/BA possui. Não há dúvidas também que esta cidade por muitos anos se valeu e obteve receitas oriundas das atividades comerciais desenvolvidas no entorno, no transcurso e nas margens do Rio São Francisco.
Ocorre que, diante da falta de respeito por parte dos demandados para com o meio ambiente, a população deste município passou a ter que conviver com as chamadas “baronesas”.
A petição tem fotos que mostram a devastação do Rio São Francisco muito bem ancorada nos dados do advogado e agora espera-se que a Justiça decida favoravelmente e que obrigue a Chesf a mexer os braços que estão enferrujados.











Daniel Luiz como ficou a representação que vc fez no MPF pra pagar os agentes de endemias pq até agora nada é realmente pra confiar nas suas representações?
Oh ignóbil, já recebemos inclusive os atrasados.
Confie não pow, entre vc mesmo com a representação.
Se não atacar também todas essas pisciculturas que vivem jogando produtos na água, tais como ração, sacos de ração, etc., não vai adiantar muito. Entendo que a Chesf é apenas um dos culpados mas, os maiores poluidores, com certeza, são as pisciculturas e a enorme quantidade de esgotos que estão sendo despejados no rio, tudo isso se agrava ainda mais com baixa vazão de água que está sendo liberada nas comportas, tornando a água “parada”. O que deve acontecer é uma ação conjunta entre os estados que estão com esse problema. Se isso não acontecer, em breve teremos problemas graves com os tubos que captam água para as estações de tratamento e, consequentemente, a população começará a ter problemas de abastecimento de água. Isso é um aviso para a população também, denunciem esses despejos de água suja! Façam a sua parte ou então quem vai sofrer somos nós.
A Embasa tbem tem sua contribuição nessa, joga o esgoto no rio e ainda recebe por isso!
Verdade EGS! O que agora não vai faltar é aventureiro da última hora a querer tirar uma lasquinha nessa situação degradacional a qual nós todos fechamos os olhos durante décadas!
Lembremos que ano que vem é ano de eleição municipal e os piores candidatos intensificam seus acenos obscenos a uma população inculta, deseducada e vaidosa!
Concordo plenamente
As vezes de onde menos se espera saem as pessoas que defendem a cidade de Paulo Afonso.
Temos mais que parabenizar a atitude que o Daniel e o advogado tomou.
Vdd. É um absurdo o que está acontecendo. Algo tem que ser feito urgente. Tem que acabar com essas baronesas e impedir que elas cheguem aqui na cidade. Pelo menos isso. Tem que limpar tudo
O lago é da Chesf a responsabilidade de mantê-lo
Saudável é dela.
Eita!!! agora acho que a coisa não vai pra frente.
Gostei de ver. Alguem finalmente vai atrás dos peixes grandes.. Culpar a prefeitura não da mais. Eles não param de trabalhar. Infelizmente tem que vir ajuda de cima
A origem, causa das baronesas é a poluição do Velho Chico, por todas as cidades ao longo dos 2800 K.m do leito do rio, que despejam ESGOTOS sem tratamento é saneamento. Todas as PREFEITURAS, CONCESSIONARIS DE TRATAMENTO dos esgotos são os responsáveis diretos. É um desfavor que se presta a sociedade culpar exclusivamente a CHESF. Exemplo: retirem os esgotos jogados no Rio que as baronesas somem. Talvez nosso advogado tributarista tenha se equivocado na legitimidade passiva. Mas uma vez, salvo melhor juizo, estão usando politicamente o problema.
A visão do problema é muito simples: você cria um lago é seus vizinho jogam esgoto dentro, de quem é a responsabilidade pela poluição do lago, sua ou dos vizinhos?
As manchas negras que surgiram há pouco tempo são oriundas das toneladas de esterco evacuados pelas pisciculturas espelhadas por toda região, mais o acúmulo de esgotos e vários tipos de dejetos orgânicos lançado no rio . Não são eles também geradores das tão temidas baronesas? Juntamente com a falta de curso das águas desviado para os canais de transposição conhecidas como “obras faraônicas”. para satisfazer interesses da corrupção. Diante de tamanho problema cabe a culpados e prejudicados todos unidos contribuir com o necessário para a resolução imediata dessa tão grande crise, a agressão ao nosso rio que fornece nossa sagrada água de cada dia. Primeira e melhor solução: abrir as comportas para lavar o rio. se assim não for possível . Utilizar trator hídrico para colher as baronesas. E baixar um decreto para que todos os proprietários cuidem de suas áreas ribeirinhas, não permitindo assim que o problema volte a ocorrer. Está aí a solução!
E os empresários da psicultura. Não têm nenhuma responsabilidade nisso???? Duvido Muitodessa gente que tem medo de peitar os verdadeiros responsáveis. Claro que a poluição dos esgotos contribui. Mas antes do aparecimento dessa atividade no rio não havia tanto aparecimento de baronesas.
Como sempre, o ex-vereador-de-um-mandato-só não perde a oportunidade de aparecer na mídia e quem sabe, tentar mais uma vez reaver o mandato que lhe foi tomado por pura incompetência e inatividade (tudo que fazia era falar mal do prefeito)
A Chesf é tão vítima quanto os comerciantes da prainha. Claro que isso é uma ação só pra causar celeuma, o advogado , por ser advogado, deveria se informar melhor antes de entrar numa furada dessas, vai terminar virando folclórico e perder os clientes sérios… EGS levantou a lebre: as baronesas cresceram exponencialmente depois do aumento de criadores de tilápia, que jogam todos os dejetos diretamente no rio, sem nenhum tratamento. Mas como na natureza a lei do retorno é infalível, eles próprios estão sofrendo com as baronesas que ajudaram a proliferar… Por falar nisso, alguém de bom senso avise ao prefeito pra parar de gastar o nosso dinheiro inutilmente, tira 1 carrada e o rio devolve 5 na prainha!
Há vários culpados nessa história, desde um simples morador que faz a ligação clandestina de esgoto diretamente pro rio, como psiculturas, Prefeitura, Embasa (com ETEs, que não fazem o tratamento do esgoto), os comerciantes da própria prainha que não fazem o descarte adequado dos efluentes, despejando-o in natura no leito… Enfim, muitos culpados e tentam responsabilizar e aguardar resoluções de apenas uma das partes, complicado.
Torcendo para que o bem maior do nosso município, o Rio São Francisco, seja salvo!
“AÇÃO DEMOLIDORA”…seria um novo instituto processual? Aquele em que a pessoa entra com uma ação na justiça e já tem garantia de que vai ganhar? Me poupe, isso aí se chama FALÁCIA.