24 de julho de 2024

ARTIGO – Um trilhão de dólares na lata do lixo (Francisco Nery Júnior)

Por

Redação, sitepa4

3D render of golden coins pile on dark background. Stack of golden coins with dollar sign

Por Francisco Nery Júnior

Aconteceu no Senado Federal. O orador, o senador Esperidião Amin de Santa Catarina. Como era de se esperar – enquanto o sanfoneiro toca, a turma só bebe e rala o bucho -, nada de atenção. A seu lado, apenas quatro senadores educados faziam sala; audiência.

Um trilhão de dólares – dólares! – foi quanto o Brasil pagou a mais – a mais! – de 1994 até este momento, de juros da dívida pública em comparação aos países da Europa aí incluída a Turquia. O montante se refere, a mais, do que a média de juros pagos por aqueles países.

Vale a pena insistir: o trilhão é de dólares! US$1.000.000.000.000,00. Se considerarmos que, no início deste século, cerca do ano 2.000, a dívida se resumia a apenas cerca de 80 bilhões de reais, fica assentada de quem a responsabilidade de o Brasil ter caído na fossa profunda em que está.

Do orçamento, contemplado o custeio da máquina [pesada] do governo e o pagamento dos juros da dívida criminosa, quase nada resta para investimento. E o Brasil estagna. Atola. Para. Encrenca. Desanima. Decepciona e dá ré.

Assim sendo, como pode acontecer como no brado do senador, melhor pararmos por aqui. Depois da festa, inevitavelmente a ressaca, o tombo e a desgraça de um povo que salta e dança, como nos tempos de Noé. Lamentavelmente quem não ouve sossega, ouve coitado.

E a História se repete. A banda toca e o navio afunda.

P.S. A figura de um trilhão de dólares foi estimada por um economista a pedido do senador. Ao seu discurso, nenhum pedido de aparte. Os colegas se ocupavam com os mais diversos assuntos outros da República.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!