
Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica inicia o processo de escolha de um novo pontífice. O Conclave, cerimônia de votação restrita aos cardeais com menos de 80 anos, contará com a participação de Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, de 65 anos.
Segundo o Vaticano, 135 cardeais estão aptos a votar. Entre os oito brasileiros no Colégio Cardinalício, sete têm idade inferior a 80 anos e, portanto, têm direito ao voto. Dom Sérgio está entre os nomes frequentemente mencionados em listas de possíveis sucessores de Francisco, embora evite especulações.
“É preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, declarou o cardeal durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira.
Dom Sérgio deve embarcar para o Vaticano nesta terça-feira (22), onde participará da cerimônia de despedida do Papa Francisco e acompanhará as reuniões preparatórias para o Conclave.
Antes da viagem, o arcebispo celebrará uma missa de sufrágio pela alma do papa, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador.
Em sua homenagem, Dom Sérgio destacou o legado de Francisco:
“Os gestos e ensinamentos do Papa Francisco repercutiram profundamente na Igreja e no mundo, tanto pelas implicações internas quanto pelo valor ético, religioso e político do que ele fez e nos ensinou”, afirmou.




