13 de junho de 2025

Após quase 4 anos encaixotado, Governo do Estado retira tomógrafo do Hospital Nair Alves de Souza; Prefeitura de Paulo Afonso explica decisão

Por

Redação

A população de Paulo Afonso foi surpreendida nesta terça-feira (28) com a notícia da retirada do tomógrafo do Hospital Nair Alves de Souza, equipamento essencial para a realização de exames de imagem, como tomografias computadorizadas, que ajudam no diagnóstico preciso de diversas doenças, como AVCs, tumores, fraturas e infecções internas.

Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde, “a retirada do tomógrafo está sendo realizada pelo Governo do Estado da Bahia, com a devida autorização da Prefeitura de Paulo Afonso”. A medida foi oficializada por meio de ofício enviado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), assinado pela secretária Roberta Santana, em 28 de maio de 2025.

O equipamento havia sido entregue ao município em agosto de 2021, mas, conforme destaca o ofício, “até a presente data, o equipamento não foi instalado ou colocado em funcionamento”. A Prefeitura explica que “a ausência de estrutura adequada para a instalação é um problema herdado de gestões anteriores”.

Ainda de acordo com a gestão municipal, “a atual administração tem tratado o assunto com seriedade e responsabilidade, mantendo diálogo direto com a Secretaria Estadual da Saúde”. O ofício da SESAB informa que o tomógrafo será transferido para uma unidade estadual que já está equipada e pronta para utilizá-lo de imediato, “garantindo assim a adequada destinação do bem público e ampliando o acesso à assistência diagnóstica para a população”.

A Prefeitura também destacou que “o Governo do Estado, por meio da SESAB, se comprometeu a destinar um novo tomógrafo para Paulo Afonso, tão logo a estrutura necessária esteja concluída”. Esse novo local será o Centro de Especialidades, que está em fase de planejamento e estruturação no centro da cidade.

“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os pauloafonsinos”, concluiu a Secretaria Municipal de Saúde.

Confira abaixo o ofício enviado pela SESAB:

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!